Coleta de lixo reciclável em debate na Câmara Municipal de Piên

Publicado em: 18/10/2023 13:43

Coleta de lixo reciclável em debate na Câmara Municipal de Piên

Patrícia Martins utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores

Na sessão desta semana, Patrícia Martins, proprietária da Piên Reciclagem, se inscreveu para usar a Tribuna da Câmara, na Palavra Livre. Ela comunicou os vereadores que nos últimos dias, funcionários de sua empresa foram abordados por servidores públicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Diante de tal situação ela indagou: “Pergunto qual autoridade que eles têm para parar o caminhão e nos proibir de coletar material reciclado? Quero saber em qual lei consta que eles podem fazer isso?”, questionou.

Patrícia explicou que sua empresa, desde novembro de 2019, realiza o transporte, triagem e destinação dos resíduos sólidos no município. “Prestamos serviços para várias empresas local e interestadual e também desenvolvemos alguns projetos sociais dentro e fora de Piên. Somos recicladores do município e tenho total direito em saber se existe algum contrato da Associação Vale Verde com a Prefeitura e se existe uma lei que nos proíba, nós e os demais catadores, de fazermos as coletas nas vias do município”, salientou.

A proprietária da empresa solicitou que os vereadores busquem maiores informações sobre da existência ou não de um contrato entre a Prefeitura e a Associação Vale Verde, questionando se realmente, tal entidade funciona. “Alguma vez a Associação apresentou algum relatório? Existe algum contrato? A Associação traz benefícios? Os catadores estão cadastrados?”, indagou. “Não estamos tendo liberdade para desenvolver nossas atividades na área ambiental. Se o Governo está incentivando tanto a ter catadores, por que o município quer acabar com isso?”, acrescentou.

Deixando claro sua indignação, Patrícia fez questão de ressaltar que a empresa Piên Reciclagem nunca teve apoio ou incentivo por parte da Ordem Pública, e que mesmo assim, os colaboradores vêm dando o melhor de si. “Estamos fazendo o melhor. Só queremos trabalhar sem nos preocuparmos com o próximo questionamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”, disse.

Desfecho

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Giomar da Rosa, o Juma, disse que nos próximos dias encaminhará um Ofício para Prefeitura solicitando diversas informações a respeito do assunto. Ele lembrou que no ano anterior, já havia solicitado tais informações a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A resposta que recebi verbalmente, foi que a empresa não tinha aberto nenhum protocolo. Mas, eles da Reciclagem Piên têm um protocolo sim que foi aberto há 2 anos”, disse.

Juma ainda informou que além do Ofício, também irá protocolar para sessão da semana que vem, um Requerimento de Informações, solicitando para que as Secretarias competentes forneçam as informações indagadas por Patrícia. “Tempo atrás estive na empresa e constatei que várias famílias dependem deste negócio. Já indaguei também a Prefeitura a respeito do barracão que a empresa ficou de receber. A empresa é legalizada e tem tudo o que necessita para realizar o trabalho”, reforçou o presidente.

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira também entrou na questão. Ela questionou os motivos da empresa Piên Reciclagem não ter sido chamada para participar da última licitação que ocorreu para coleta de resíduos sólidos em Piên. “Primeiramente parabenizo a Patrícia pelo trabalho que eles vêm desenvolvendo em Piên, e sugiro que esse questionamento, sobre os motivos da não participação deles na licitação, seja incluído junto no seu Requerimento Juma”, sugeriu.