Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher é um órgão de defesa, monitoramento e mediação da Câmara de Vereadores de Piên, criado em 2023, por meio do Projeto de Resolução Nº 003/2023, de autoria da vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que está à disposição das mulheres pienenses.

 

Quem somos e o que fazemos?

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Piên é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha na representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, ao mesmo tempo que atua na defesa dos direitos adquiridos das mulheres pienenses, na mediação para aprimoramento de políticas públicas e na articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino.

A Procuradoria está aberta para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto de qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados.

 

Procuradoras da Mulher

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira foi empossada em março de 2023, como a Procuradora da Mulher de Piên.

Ainda integraram a equipe de membros da procuradoria, as servidoras da Câmara Municipal de Piên, Suyan Kauane da Rocha e Gizele Santos Casagrande, que na foto acima, estão acompanhadas da Secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. 

 

Como acionar a Procuradoria da Mulher de Piên

Telefone: (41) 99161-7300

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Amazonas, 170 - Centro - Cep: 83860-000

 

 

LEIS PARA ELAS

O Estado do Paraná dispõe de várias leis em defesa das mulheres. No site da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) você encontra as leis que defendem e resguardam as mulheres paranaenses. 

::: CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS LEIS :::

 

 

RESULTADOS

Na sessão desta semana, dia 30/05/2023, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Piên encaminhou ofício ao prefeito Maicon Grosskopf, solicitando a adesão do município ao programa "Apoio a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do acesso a produtos de Higiene Íntima" da Secretaria de Desenvolvimento e Família. Isso possibilitará o acesso a um repasse de R$ 10 mil, para compra de produtos de higiene íntima, como fraldas, absorventes e congêneres, além de produtos higiênicos complementares, que posteriormente serão distribuídos para famílias carentes.

A vereadora e Procuradora da Mulher de Piên, Seandra Cordeiro de Oliveira, classificou o feito como a primeira grande conquista da Procuradoria da Mulher de Piên, que foi instituída oficialmente em março deste ano, com a posse da diretoria. Clique no link a seguir para conferir na íntegra o ofício:

 

::: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O OFÍCIO :::  

 

 

CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER OCORRIDO EM PIÊN EM 2023

 

Mulher de Rio Negrinho foi queimada pelo namorado em Piên

FONTE: NOSSAS NOTÍCIAS

Uma moradora de Rio Negrinho foi vítima de violência do próprio namorado na madrugada deste domingo (24). De acordo com amigos que acompanham o caso e que procuraram a reportagem aqui do Nossas Noticias, eles  mantinham um relacionamento há três meses. 

O fato aconteceu na casa do agressor, depois de o casal ter tido uma discussão. “Eles estavam em uma pizzaria em Piên, ela pediu para ele parar de beber e começaram a brigar. Um irmão dele, que estava junto, tentou apartar a discussão e o namorado dela bateu nele, deixando-o com uma costela e uma mão quebrados. Ele então a culpou por ter batido no próprio irmão. O casal continuou brigando mas ela permaneceu com o namorado, indo para casa dele. Lá a briga recomeçou. Usando gasolina, ele ateou fogo nela e depois fugiu”, contaram. 

A rio-negrinhense foi atendida primeiramente na Santa Casa de Piên e posteriormente foi transferida para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba (PR), referência em tratamento de queimados. “Ela vai continuar passando por cirurgias para fazer uma análise precisa das áreas mais afetadas pelo fogo. Várias partes do corpo foram afetadas e em um braço vai  ser necessário enxerto”, relataram os amigos. Eles frisaram também que a família pede que a identidade dela seja preservada neste momento. 

Conforme os amigos, a vítima, que trabalha na prefeitura de Rio Negrinho, só foi sedada durante as cirurgias e continua consciente, inclusive se comunicando por áudios via WhatsApp.  A reportagem aqui do Nossas Notícias conversou com o delegado Vinicius Fernandes Maciel , responsável pela 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio Negro, que atende também Piên e Quitandinha. 

Ele relatou que a vítima já foi inquirida no leito do hospital, de onde prestou depoimento e que outras testemunhas do caso também já relataram detalhes à Polícia Civil. “Foi instaurado um inquérito e solicitou-se medida protetiva de urgência. O suspeito, a princípio, encontra-se em local incerto. O crime foi tipificado como feminicídio tentado. É uma espécie de homicídio qualificado, cujo aumento de pena decorre da violência praticada contra a mulher”, explicou.