Vereadores querem ampliação do atendimento médico em Poço Frio

Publicado em: 29/09/2023 09:28

Vereadores querem ampliação do atendimento médico em Poço Frio

Discursos apelando para que atendimento médico seja ampliado em Poço Frio, se deram na sessão desta semana

A vereança pienense debateu durante a sessão desta semana, sobre a necessidade de se ampliar o atendimento médico no Posto de Saúde de bairro Poço Frio. Atualmente, as consultas ocorrem uma vez por mês. O debate veio à tona no plenário da Câmara, após o vereador Eduardo Pires Ferreira, o Eduardinho, apresentar uma indicação fazendo o referido apelo ao prefeito Maicon Grosskopf.

Eduardinho é residente na comunidade de Poço Frio. Ele fez questão de contar que há alguns dias ele precisou de uma consulta médica no Posto de Saúde do bairro e não conseguiu. “Como todos lembram foi feito muitas melhorias no posto recentemente com a proposta de ter atendimento médico uma vez por mês, só que não está sendo suficiente. Esta semana estive no Posto e não consegui consulta, são apenas 10 consultas, 3 agendadas e 7 por ordem de chegada. Sobraram mais 10 pessoas que não conseguiram consultas, ou seja, tinha que ser 20”, mencionou.

Eduardo argumentou que uma possibilidade seria a Prefeitura ampliar para duas consultas mensais. O vereador Clever Beil concordou. “Quero parabenizar o Eduardo pela indicação, eu também ia fazer uma indicação sobre isso, também fui cobrado por alguns moradores de Poço Frio. Acho que essas consultas médicas tinham que ocorrer uma vez por semana. O que ocorre é que o pessoal que não consegue consulta no Posto do bairro, acaba vindo para buscar atendimento na Unidade Central de Saúde e ocorre que os atendimentos se acumulam aqui no Centro”, ponderou.

Até o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Giomar da Rosa, entrou na discussão. “Acho que por todo o investimento que foi feito no Posto de Saúde, no meu ponto de vista, é um caos termos atendimento médico uma única vez por mês. Concordo que deveria ter no mínimo uma vez por semana. Vale lembrar que muitos também não conseguem consulta no Posto de Saúde do Centro. Seria bem importante a Secretaria de Saúde dar uma prioridade e olhar mais atencioso para essa questão”, disse Juma.

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira também fez questão de relembrar que uma ampla reforma foi feito no Posto de Saúde de Poço Frio. “Concordo com o Juma, não tem cabimento a unidade ser toda reestruturada para atender somente uma vez por mês. Realmente tinha que se pensar em aumentar o número de pessoas na equipe que atende nesse posto, porque com esse pessoal que eles têm na equipe de ESF (Estratégia da Saúde da Família) eles não vão conseguir atender duas vezes por mês. A população do Poço Frio é atuante e não falta quase nas consultas, entendo ser bem importante a Secretaria de Saúde ter esse olhar mais criterioso”, comentou a vereadora.

O vereador Dorivaldo Ritzmann fez questão de parabenizar o vereador Eduardo pela proposição apresentada. Ele declarou apoio e se mostrou otimista de que o prefeito Maicon Grosskopf irá resolver a questão. “Se tratando de saúde sempre temos que dar um jeitinho. Acredito que essa indicação será atendida, até porque a população do Poço Frio merece. Acho que a Secretaria de Saúde dará um jeito para atender melhor o pessoal lá”, salientou.