Alagamentos no Centro de Piên geram debate na Câmara de Vereadores

Publicado em: 27/09/2023 10:07

Alagamentos no Centro de Piên geram debate na Câmara de Vereadores

Área central de Piên vem sofrendo com alagamentos

Os alagamentos na área central de Piên geraram um grande debate na sessão desta semana, após a vereadora Seandra Cordeiro Oliveira, apresentar uma indicação solicitando que o Poder Executivo tome as providências necessárias para amenizar os problemas de enchentes na esquina da Avenida Paraná com a rua Belo Horizonte, nas imediações do Hotel e Restaurante Santo Antônio. Nos últimos dias vídeos de um grande alagamento no Centro repercutiram na internet após uma forte chuva.

Apesar dos apelos para que a situação seja normalizada, os discursos dos vereadores aliados do prefeito Maicon Grosskopf (PSD) apontam que a solução para o problema está longe do fim. Isso porque será necessário um amplo trabalho de desassoreamento do córrego que corta o Centro de Piên até o rio que corta o perímetro central do município. Além disso, desde 2021 a Prefeitura aguarda uma liberação do Instituto Água e Terra (IAT-PR) para realização de um estudo técnico para aumentar a vazão ao córrego. Mesmo após diversas cobranças no sentido de dar maior agilidade e retorno a demanda junto ao órgão, o município ainda aguarda a liberação.

A vereadora Seandra elencou que o problema com os alagamentos no Centro é bastante antigo. “Em meu ponto de vista os problemas que são antigos deveriam ter prioridade. Pessoal da Prefeitura diz que a obra para resolver isso está no radar, mas, acho que esse radar está com problemas. Não podemos esperar acontecer de novo. Vamos continuar cobrando essa situação vexatória para nossa cidade. Faço uma pergunta: se tivesse acontecido na Feira da Lua será que já não teriam dado um jeito?”, indagou a vereadora.

O vereador Altevir Antônio Minickovski, o Tevo, que é o atual proprietário do Hotel e Restaurante Santo Antônio, contou sobre o desespero que ele e seus colaboradores enfrentam em dias de fortes chuvas. “Até ia fazer uma indicação pedindo para que esse problema seja solucionado. Temos que resolver esse problema o mais rápido possível porque agora com o verão as chuvas fortes virão. O último alagamento ocorreu em uma chuva de apenas 10 minutos, imaginem se fosse uma chuva de meia hora ou mais”, salientou.

Almir Pedro Mielke também se manifestou a respeito do assunto elencando que não adianta a Prefeitura construir novas galerias que o problema irá persistir. “A Prefeitura tinha me passado já que tem estudos e que é primordial abrir a vazão do rio, é a primeira coisa que tem que ser feito. É uma coisa que não se faz de ontem para hoje, vai ser meio demorado”, comentou. Já Clever Beil lembrou que as galerias nas proximidades do Hotel Santo Antônio recebem até águas pluviais vinda do bairro Avencal. Já Dorivaldo Ritzmann citou que não se sabe nem a grossura das manilhas que estão nas galerias. “Vai ter que abrir tudo, e vai dar um custo grande”, citou Dorivaldo.

Plano de governo

A vereadora Seandra reforçou suas colocações considerando que: “Se o problema é antigo, já deveria ter sido resolvido”. Ela, que integra o grupo político que elegeu o prefeito Maicon Grosskofp lembrou que a obra em questão, para resolver o problema, era uma proposta de governo do até então candidato a prefeito Maicon Tiguera. “Era uma das coisas que estava planejado lá atrás. Já estamos no terceiro ano de mandato e até agora nada. Se o problema é antigo ele tem ainda mais urgência para ser resolvido. A prática é o que a população precisa nessa situação”, citou. A indicação da vereadora Seandra, solicitando obras no local, foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para Prefeitura de Piên.