Piên adere a Caminhada do Meio Dia, contra atos de feminicídio

Publicado em: 21/07/2023 10:22

A vereadora e Procuradora da Mulher de  Piên, Seandra Cordeiro de Oliveira, chamou a atenção da população pienense, principalmente da classe feminina, durante a sessão itinerante ocorrida na noite desta segunda-feira, em Campina dos Maia, para divulgar um ato que acontecerá neste sábado, dia 22, em diversos municípios do Paraná. Trata-se da 1ª Caminhada do Meio Dia. O evento faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A iniciativa prevê a realização de caminhadas descentralizadas em várias cidades paranaenses ao meio-dia deste sábado, como forma de protesto contra atos de feminicídio.

Seandra convida toda população interessada em apoiar a causa. “No Sábado será o dia contra o feminicídio, então, em todo o Paraná vem sendo organizado uma caminhada contra o feminicídio, contra a violência contra as mulheres. Em Piên também vamos fazer essa caminhada, será uma caminhada rápida, de apenas 15 minutos. Vamos nos reunir na Praça da Paz e sair em caminhada pelas ruas centrais, retornando para a praça. A concentração será às 11h45. Todos estão convidados a participarem e apoiar a causa”, disse a vereadora.

Até a tarde desta sexta-feira (14), a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (Semipi) confirmou a adesão de 50 municípios paranaenses à realização da Caminhada do Meio-Dia. O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema. “A recomendação é que as pessoas que vão participar usem roupas brancas em demonstração de paz e respeito a vida”, acrescentou Seandra.

Juliany Santos, coordenadora na Coordenação de Enfrentamento às Violências Contra às Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (Semipi). destaca a necessidade de abordar não apenas os dados e números em geral, mas também reconhecer que o problema do feminicídio ocorre em todo o Brasil. “Para abordar todas as dimensões, é necessário trabalhar a educação, a saúde, a saúde mental e a segurança pública. Devemos ter uma compreensão abrangente do problema, pois não se trata apenas de segurança pública quando falamos de homicídio e feminicídio. Ao abordarmos a causa do problema, nos deparamos com questões culturais, educacionais, de direitos humanos e de saúde mental, por exemplo”, salientou.

Violência contra a mulher

O número de casos de feminicídio seguem uma tendência de alta no Paraná. No ano passado os casos tentados ou realizados cresceram 30% no estado. De acordo com o Ministério Público do Paraná foram 274 registros contra 212 em 2021. As denúncias de violência doméstica também aumentaram em território paranaense: 44,4 mil em 2022 contra 42,5 mil no ano anterior. Mulheres em situação de violência devem procurar a Delegacia da Mulher em seu município ou qualquer outra unidade policial. Existe ainda a possibilidade de fazer o Boletim de Ocorrência de forma on-line.

Em casos de situação em flagrante, a mulher em situação de violência ou qualquer outra pessoa que presenciar o ato pode acionar a Polícia Militar pelo 190. As mulheres também encontram orientações na Central de Atendimento à Mulher, no 180. Vale lembrar que a Câmara de Vereadores de Piên conta com a Procuradoria da Mulher, que pode auxiliar mulheres residentes no município que estejam sofrendo violência doméstica ou sendo vítima de preconceito ou qualquer outra forma de discriminação ou violação de direitos. Caso queira entrar em contato com a Procuradoria da Mulher de Piên utilize o link a seguir:

::: Entrar em contato com a Procuradoria da Mulher de Piên :::

PROGRAME-SE

Evento: Caminhada do Meio Dia

Local: Praça da Paz, Centro, Piên

Horário: Concentração próximo ao meio dia