Vereadores discutem sobre segurança de alunos no transporte escolar

Publicado em: 10/07/2023 09:59

Vereadores discutem sobre segurança de alunos no transporte escolar

Seandra comentou que ficou com o “coração da mão” enquanto viajava dentro do ônibus do transporte escolar

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira levantou uma discussão a respeito do transporte escolar na sessão da semana anterior. Isso porque a parlamentar apresentou uma indicação, sugerindo que a municipalidade avalie e possibilite que as diversas linhas de transporte escolar no município contem com o auxílio de monitores. A segurança dos alunos é o principal motivo, segundo explicou a vereadora.

Seandra comentou que nas últimas semanas ela andou de ônibus escolar para verificar de perto a situação. “Peguei o ônibus escolar que sai da escola Alminda, em Trigolândia, e que passa pela Baixada, pelo Fundão e pelo Paranazinho. Embarquei era 11h50 e retornei somente às 13h10. É um trajeto que demora certo tempo. Várias mães já haviam reclamada sobre o fato das crianças pequenas irem junto com as crianças grandes, sendo que algumas mães, me reclamaram que o ônibus também viaja lotado”, disse a vereadora.

Seandra classificou sua experiência como um teste para cardíacos. Isso porque durante o momento em que permaneceu dentro do veículo, ficou com o “coração na mão”. “As crianças ficam correndo dentro do ônibus, abrem janelas e fecham janelas, põem a mão para fora das janelas e ficam brincando com as vegetações nas margens da estrada. Na hora que alguma criança ia descer meu coração até palpitava”, relatou.

Uma das maiores preocupações da vereadora, é o fato de que os motoristas da rede escolar não têm condições de cuidarem dos alunos. “E quando se coloca 33 crianças para andar dentro de um ônibus sem um monitor é inevitável que aconteçam problemas. Precisamos possibilitar uma forma de disponibilizar um monitor para ajudar os motoristas. As crianças sentam no motor do ônibus. Passei duas horas dentro do ônibus com o coração na mão. São crianças pequenas junto com as grandes. Temos que fazer um planejamento e tornar isso viável, a Secretaria de Educação precisa arrumar uma forma porque, depois não adianta se reunirem aqui 10 ou 20 pais, depois que alguma criança se machucar”, alertou.

A vereadora ainda fez questão de descrever o nervosismo que ela passou ao acompanhar de perto o transporte dos alunos. “Algumas vias são estreitas e as crianças iam passando a mão na vegetação, eu ficava o tempo todo chamando atenção dos alunos, dizendo: tira a mão daí, fecha essa janela, sai de perto da porta. Ai me perguntaram você é monitora? Eu disse que não, que era vereadora. Só que a pressão ia a 200 só de pensar em uma criança trancar o pé na porta. Precisamos dar mais atenção para isso”, apelou.

Inclusão Social

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, fez questão de parabenizar Seandra pela sua indicação. Ele ainda salientou que é preciso rever com muita atenção a questão do transporte escolar de crianças com necessidades especiais. “Até vou dar uma olhada nisso, porque essa questão de tratamento especial não é só dentro da sala de aula, é algo garantido por lei. Semana que vem vou ir até a Secretaria Municipal de Educação para ver isso porque recentemente, aprovamos aqui nessa Casa de Leis Um projeto que garante os direitos das pessoas com deficiência e quero saber quais os métodos e aperfeiçoamento que estão sendo vistos”, disse.

Custos

O vereador Joelcio Buba, lembrou que algumas linhas do transporte escolar do município vizinho, Rio Negro, contam com monitores. “Acho que pela quantidade de crianças fica difícil por motorista conseguir atender todo mundo. Claro que isso vai ter um custo e não será baixo tendo em vista todos os ônibus que temos, mas, com certeza é algo importante”, salientou. O vereador Dore Ritzmann também foi na mesma linha de Joelcio. “Parabéns a vereadora pela indicação. Concordo e sou favorável. Vai ser difícil por conta dos altos custos, mas, é bem justificável a indicação. Do jeito que está é só questão de tempo para alguma coisa acontecer”, alertou o parlamentar.