Vereadores cobram ampliação do atendimento da Sanepar em Piên

Publicado em: 06/07/2023 09:45

Vereadores cobram ampliação do atendimento da Sanepar em Piên

Atendimento no escritório da Sanepar, no Centro, ocorre somente nas terças e quintas-feiras

Uma indicação de lavra do vereador Dorivaldo Ritzmann, apresentada e aprovada na sessão desta semana, gerou um grande debate entre os vereadores, a respeito do atendimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Piên. Dore, como é conhecido, quer que a estatal amplie os horários e dias atendimento à população tendo em conta que, atualmente, o atendimento só ocorre nas terças e quintas-feiras, em meio expediente.

Em sua justificativa Dore anotou que muitas reclamações por parte de munícipes chegam constantemente até os vereadores. “Muitos relataram que chegam até o local o qual muitas vezes se encontra fechado, e sem uma placa indicativa dos horários e dias de atendimento ao público. Esta solicitação já foi realizada, porém não se obteve sucesso, sendo assim o problema ainda persiste, ocasionando diversos transtornos”, anotou.

Ao comentar sobre seu apelo ao Executivo, Dore elencou ainda que há cerca de um mês, nem nas terças, nem nas quintas, o posto de atendimento da Sanepar em Piên foi aberto. “Então tivemos reclamação de várias pessoas, várias famílias que precisavam de atendimento e não conseguiram. Fui procurado por várias pessoas. Dois dias por semana para atender a população é muito pouco, isso precisa ser ampliado para que nossa população seja melhor atendida”, acrescentou o vereador.

Apoiado

Dore teve apoio dos demais parlamentares. O presidente da Câmara, o vereador Giomar da Rosa, o Juma, considerou o atual atendimento oferecido pela Sanepar a população pienense como um “descaso”. “Nós enquanto Câmara temos que mandar um Ofício em nome de todos os vereadores e pedir a ampliação dos atendimentos. Pelo faturamento que a Sanepar tem em Piên deveriam dispor de atendimento todos os dias, agora atender só dois dias por semana, ainda mais meio dia, isso é um descaso. Tempos atrás tinha até escritório em Trigolândia”, comentou Juma.

O vereador Almir Pedro Mielke também entrou no mérito da questão relembrando que também já abordou a questão do atendimento na Sanepar em Piên. “Acho bem importante essa indicação Dore. Parabéns. Já fiz esse questionamento pois muitos vieram até mim para reclamar. Pelo tamanho da arrecadação da Sanepar e lamentável não se ter um atendente, isso é um descaso. Até no quartel dos Bombeiros o povo liga quando verem encanamento estourados, e a gente não sabe para quem ligar”, reclamou Almir que além de vereador é bombeiro em Piên.

Plano de saneamento

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira também se manifestou a favor do pedido de Dore. Ela aproveitou a discussão para cobrar respostas do Poder Executivo, quanto ao Plano de Saneamento Básico. “Como comentamos tempos atrás aqui na Câmara Piên possui zero de saneamento básico. Temos um Plano Municipal e foi solicitado informações sobre ele mas até agora não foi mandado nada. O município está pavimentando várias ruas e não temos saneamento, então vejo que muito irá se perder com essas obras se não fazermos nada nesse sentido”, disse a vereadora.