Câmara de Piên vai iniciar as sessões itinerantes

Publicado em: 05/07/2023 10:47

Câmara de Piên vai iniciar as sessões itinerantes

Primeira sessão itinerante ocorrerá em Campina dos Maia, no dia 17 de julho, na escola municipal Frei Demétrio

A Câmara Municipal de Piên aprovou na sessão desta semana, um projeto de resolução (nº 007/2023), de autoria da Mesa Diretora, instituindo no âmbito do Poder Legislativo o programa Câmara Itinerante. A iniciativa inédita na política pienense, visa promover a conscientização, a facilitação e o incentivo a participação política e o exercício da cidadania, bem como a integração da população e do Poder Legislativo Municipal através da realização de sessões itinerantes da Câmara nas comunidades e bairros.

O bairro de Campina dos Maia será a primeira comunidade a sediar uma sessão itinerante da Câmara Municipal de Piên. A sessão, na qual toda população do referido bairro será convidada a participar, acontecerá na escola municipal Frei Demétrio, no dia 17 de julho. A sessão contará com a presença dos vereadores e terá transmissão ao vivo pela internet.

Conforme explica o presidente da Câmara Municipal de Piên, o vereador Giomar da Rosa, a realização das sessões itinerantes visa também descentralizar as ações da Câmara e aproximar a população do Poder Legislativo.  "Nossa principal intenção com esses encontros é aproximar a população pienense do Poder Legislativo e dos vereadores. Por isso estamos formalizando um calendário onde pretendemos realizar ainda este ano, sete reuniões nas comunidades pienense", enfatizou.

Giomar elencou ainda que é importante destacar, que a realização das sessões itinerantes não implicará em aumento das despesas da Câmara e que os vereadores. "As sessões itinerantes serão transmitidas através de nossas redes sociais. Vamos utilizar o próprio corpo de servidores para realizar a sessão e a transmissão. Aproveito a oportunidade para convidar toda comunidade de Campina dos Maia para se fazerem presentes nesta sessão itinerante. Será uma oportunidade da população se aproximar dos vereadores e expor seus anseios e necessidades”, elencou.

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, sempre defendeu a realização das sessões itinerantes. "Eu acredito que as sessões itinerantes são um grande avanço para a Câmara Municipal de Piên, porque vai permitir que a Câmara chegue nas comunidades, para que as pessoas possam participar e entender um pouco mais como funciona o Legislativo", disse. "É no Poder Legislativo onde as grandes decisões que impactam na vida dos cidadãos são tomadas, por isso, é importante darmos chance para que a população participe das sessões", destacou a vereadora.

Seandra também enfatizou a importância da participação da comunidade pienense nas sessões itinerantes. "É muito importante que as pessoas participem, entendam e, acima de tudo, se sintam à vontade na Câmara, que é a casa do povo. Trazer isso para perto da comunidade é muito importante, pois também traz transparência e aproximação com a população, permitindo aos vereadores entender melhor a realidade de cada comunidade que será visitada. Vejo que só temos a ganhar com a realização das sessões itinerantes", finalizou a vereadora.