Vereadores querem que pessoas carentes tenham acesso gratuito a óculos de grau

Publicado em: 24/05/2023 15:09

Vereadores querem que pessoas carentes tenham acesso gratuito a óculos de grau

Indicação foi apresentada pelo vereador Giomar da Rosa, o Juma

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta semana, uma indicação, de autoria do vereador Giomar da Rosa, o Juma, que solicita ao Poder Executivo que seja verificada a possibilidade da criação de um programa municipal, para distribuição de óculos para pessoas carentes. A iniciativa contou com a apoio unanime dos parlamentares sendo que alguns deles repercutiram a questão durante a discussão da preposição.

Em sua justificativa, Juma elencou que muitas pessoas no município não têm condições de arcarem com os altos custos para confeccionar óculos de grau. “Tive esta ideia após uma conversa com o ex-vereador João Nunes, e achei uma ideia boa para o Executivo colocar em prática através do CRAS, doando esses óculos para quem necessita, até porque eu também tenho problema nas vistas e sei o quanto isso é importante. O Executivo vem atuando em várias frentes, então, peço que eles deem uma olhada com carinho nesta questão, pois se trata de saúde pública. Vamos fazer um esforço e ajudar esse pessoal”, salientou.

O vereador Almir Mielke entrou no mérito da questão e dedicou parabéns ao vereador Juma pela preposição apresentada. “Achei bem boa a indicação. Acho que além dos óculos vejo que falta recursos e programas para doação de outros itens, como cadeira de rodas e muletas. São itens que o pessoal sempre procura, por isso, creio que se o município investisse nisso seria algo que com certeza iria trazer muitos benefícios. A gente sabe que um salário mínimo, que é o que a grande maioria das pessoas ganham atualmente, é muito pouco para sobreviver, além do mais, tudo que é voltado para saúde é muito caro. Espero que o Executivo acolha o pedido”, disse.

Outros vereadores também se manifestaram, a exemplo de Valdir Taborda. “Gostei muito dessa indicação e acredito que o Executivo também poderia oferecer as consultas, pois para comprar óculos tem que ter consulta”, disse. Já Clever Beil lembrou sobre os altos custos que tais itens apresentam. “Acompanhei minha mãe esses dias, a consulta custou R$ 250,00 e os óculos custaram mais de R$ 2 mil. Acho que o Executivo poderia olhar com carinho para essa questão”, salientou. O vereador Dore Ritzmann também se manifestou a favor da indicação. “Acho muito interessante, principalmente, porque é voltado para pessoas carentes”, disse.