Piên realizou a 15ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 17/03/2023 15:53 | Fonte/Agência: A.I. Câmara Municipal de Vereadores de Piên

Piên realizou a 15ª Conferência Municipal de Saúde

Evento contou com a participação de várias lideranças políticas locais

Foi realizada nesta quinta-feira, no salão paroquial da antiga igreja matriz, a 15ª Conferência Municipal de Saúde, com a temática: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”. O evento reuniu várias lideranças políticas, servidores da secretaria municipal de saúde e membros da sociedade civil organizada. O encontro se prolongou durante todo o dia.

As Conferências Municipais de Saúde são uma ferramenta muito importante para a adminstração pública avançar e melhorar os atendimentos no setor. No encontro de ontem o cenário atual da saúde municipal fora apresentado e, depois de palestras e outras discussões, os participantes sugeriram ideias e propostas em prol da saúde pública.

Na abertura oficial da Conferência o prefeito Maicon Grosskopf relembrou dos efeitos causados pela pandemia de Covid-19 enfatizando que a inteção é seguir avançando no setor da Saúde Pública. “Hoje temos uma quantidade de médicos jamais visto na históra de Piên. Estamos aqui para servir as pessoas. A obra mais importante que vamos realizar em nossa gestão, será cuidar das pessoas. A saúde é um setor delicado, o mais difícil. Nossa responsabilidade como gestores é muito grande. Temos a responsabilidade de servir as pessoas e servir com excelência”, disse o prefeito que fez questão de agradecer e dedicar muitas palavras de incentivo aos servidores da pasta da saúde.

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, enfatizou a importância do planejamento estratégico no serviço público, pegando como exemplo, os resultados obtidos desde a implantação da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA). “Começamos esse projeto em 2019 com sete famílias. Hoje a nossa Associação já atende mais de 50 famílias. Temos que ter planejamento e pensar lá na frente. A Câmara de Vereadores segue à disposição do Poder Executivo e de todos os pienenses”, elencou Juma.

A Secretária de Saúde, Maiara Grosskopf, fechou os discursos da abertura oficial do evento relembrando das muitas dificuldades que todos os envolvidos na saúde pública tiveram que enfrentar. Ela fez questão de agradecer ao presidente da Câmara, em nome de todos os vereadores, que conforme ela, sempre atenderam as demandas da secretaria municipal de saúde. “É gratificante ter uma equipe excelente, só tenho a agradecer a todos os servidores que trabalham com muito empenho e competência”, comentou.

Resultados

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Batista, está satisfeito com a participação grandiosa de servidores da saúde, além de lideranças políticas e a comunidade em gerall. "Eles lotaram o salão. Foi muito legal. As pessoas dispostas a contribuírem com ideias, levantamos uma série de discussões, pontos Importantes. Definimos uma série de estratégias com 16 grandes linhas de implementação de políticas que vão desde a contratação de novos médicos, passando pelos aspectos da vigilância e saúde, cuidados com meio ambiente, saneamento básico, onde Piên precisa dar uma atenção especial, além de outras questões como a importância de fomentar a prática esportiva, principalmente nas pessoas mais de idade, que vem aumentando muito nos últimos anos”, salientou.

Além de falarem bastante sobre prevenção da saúde e qualidade de vida, Jair contou que também foi levantado no evento, formas de melhorar o atendimento na saúde pública nas comunidades mais distantes. “A exemplo de Picacinho e Vermelhinho, que são comunidades mais retiradas e com maior dificuldade de acesso. Discutimos sobre uma infraestrutura de atendimento para essa população seja através de novos consultórios médicos ou de pequenas estruturas de atendimento para essa população”, explicou o presidente do Conselho, ressatando que muito também foi falado sobre a saúde mental das pessoas. "Uma demanda que aumentou muito após a pandemia", completou.

Marcando presença

Além do prefeito Maicon Grosskopf, estiveram marcando presença no evento o vice-prefeito Pedro da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, a Secretária de Saúde Maiara Grosskopf, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores públicos e demais membros da comunidade pienense.