Bispo Dom Celso Marchiori esteve na Câmara de Vereadores de Piên

Publicado em: 05/05/2023 14:43

Bispo Dom Celso Marchiori esteve na Câmara de Vereadores de Piên

Autoridades políticas de Piên acolheram o bispo Dom Celso na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira

Os vereadores e a vereadora de Piên, juntamente com o prefeito Maicon Grosskopf e o vice-prefeito Pedro da Silva, estiveram recebendo na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores, o bispo Dom Celso Antônio Marchiori, que está em Visita Pastoral no município desde a última quinta-feira. Na reunião com as lideranças políticas de Piên, Dom Celso, como é conhecido, fez uma reflexão sobre a missão em ser vereador, prefeito e vice-prefeito, que na visão dele, trata-se de uma "Missão Divina".

O bispo elencou em seu pronunciamento que os vereadores foram chamados por Deus para estarem como políticos no município salientando que além do chamado político, as lideranças do município ainda dispõem de outros chamados como o matrimônio e a vida familiar. "Vocês foram chamado para exercer essa atividade pública em favor do povo. Estamos juntos servindo o povo de Deus. A palavra política vem do grego polis, que é cidade. Ser político é estar a serviço da comunidade e favorecer o ambiente onde as pessoas possam se sentirem bem em todos os sentidos. Nós temos o poder de ajudar as pessoas. Fomos chamados por Deus para estarmos com o povo e para estarmos com o povo. Tudo o que fazemos é para a Glória de Deus, você são vereadores pela Glória de Deus", disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma (UB), enfatizou e agradeceu a visita do líder religioso na sede do Poder Legislativo. “É uma satisfação muito grande receber o bispo aqui na Câmara de Vereadores. Temos uma missão desafiadora em servir à população e contar com a benção de um líder religioso de tamanha importância é algo muito satisfatório. Ontem aqui na Câmara recebemos uma notícia maravilhosa que é a destinação de R$ 2 milhões para a construção da sede própria de nossa APAE, uma benção divina”, comemorou.

O prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos) elencou em seu pronunciamento como é ser prefeito. “Muitas vezes levamos pedradas. O sono já não é mesmo e muitas vezes deixamos de estar com nossa família. Para nós políticos, é um fardo muito grande a ser carregado se a gente falhar. Para ser político, é preciso se revestir de muita humildade lembrando sempre que o município sempre estará acima de todos nós. Nossa missão é entregar a prefeitura muito melhor do que pegamos”, salientou.

Visita Pastoral

Visita Pastoral ou Canónica, por vezes também chamada Visitação, é uma obrigação imposta aos bispos católicos pelo Código de Direito Canónico de 1983 (artigos 396-398) de visitar toda a diocese. Desde que chegou em Piên, Dom Celso tem participado de várias reuniões, missas e outras missões, junto do pároco local, o padre Thiago Zella Hoffmann. A última visita pastoral em Piên havia ocorrido em 2002, feita pelo até então bispo da mitra de São José dos Pinhais, o bispo Ladislau Biernaski, acompanhado pelos padres Carlos Chiquin e o até então paroco local, o padre Paulo Sgarabotto. Importante relembrar que o bispo Dom Ladislau faleceu após travar uma luta contra um câncer, em fevereiro de 2012. Neste sábado, o bispo Dom Celso estará participando de missas de crisma às 9 e às 16 horas. A missa que marcará o encerramento da Visita Pastoral do bispo ocorrerá neste sábado às 19 horas, no Santuário Nossa Senhora das Graças.