Inscrições para eleição de novos Conselheiros Tutelares vai até o próximo dia 5

Publicado em: 27/04/2023 11:17

Inscrições para eleição de novos Conselheiros Tutelares vai até o próximo dia 5

Danielli dos Santos pediu ajuda dos vereadores na captação de candidatos para a eleição

A Assistente Social da Prefeitura de Piên e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Danielli dos Santos, se inscreveu para fazer uso da Tribuna da Câmara, na sessão desta semana, para reforçar e divulgar sobre as eleições para Conselheiros Tutelares, para o exercício de 2024 a 2028. Em Piên, estão disponíveis 5 vagas, e mais as vagas de Suplentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio. A remuneração de Conselheiro Tutelar, em Piên, é de R$ 2.800,00.

O que levou Danielli a se dirigir a Tribuna da Câmara é a baixa procura nas inscrições. “Então vim aqui, representando o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente pedir para que vocês vereadores, nos auxiliem em captar possíveis candidatos nas comunidades que vocês representam”, elencou. “Neste ano de 2023, o Brasil todo estará realizando a Eleição Unificada para Conselheiro Tutelar”, ressaltou.

Danielli explicou ainda que os interessados em disputar uma das cinco vagas para Conselheiro Tutelar em Piên, tem que estarem atentos a alguns requisitos. “Como se trata de um processo eleitoral, são várias etapas, como capacitação, prova de conhecimento sobre o Estatuto (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) depois a eleição. É preciso a apresentação de uma Certidão Negativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, ou emitida pelo órgão emissor do RG, e também outras Certidões Negativa no Fórum, sendo uma civil e outra criminal. Estamos auxiliando na emissão das Certidões mas, mesmo assim, a procura está muito baixa”, alertou.

As pessoas interessadas em participarem da eleição para Conselheiro Tutelar em Piên, podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil, estabelecida na Rua Espírito Santo n° 120, Centro (anexo ao CAMU), das 08h00 às 11h30m e das 13h00 às 16h30. Alguns dos requesítos básicos são ter domicílio eleitoral em Piên (Título de Eleitor) e dispor de comprovante de residência no município há mais de um ano.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL COMPLETO