Destaque

Vereadores e comunidade debatem sobre reativação do Conseg de Piên

Publicado em: 26/04/2023 13:50

Whatsapp

 

Vereadores e comunidade debatem sobre reativação do Conseg de Piên

Sargento Edgar Klaumann explicou detalhes sobre órgão de segurança a pequeno grupo de pessoas que esteve participando da reunião

O comandante do Destacamento de Polícia Militar de Piên, o sargento Edgar Klaumann, esteve coordenando uma reunião na noite desta terça-feira, após a realização da sessão, que teve como objetivo principal a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que está inativo desde a época do início da pandemia. O encontro foi organizado após apelo dos vereadores, nas últimas sessões da Câmara, em meio a discussões sobre segurança nas escolas e creches do município.

Além do prefeito Maicon Grosskopf, também estiveram participando da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, e os vereadores Joelcio Buba, Clever Beil, Eduardinho Pires Ferreira e a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira. Aproximadamente 20 membros da sociedade pienense também participaram, demonstrando interesse em contribuir com a reativação do Conselho Comunitário de Segurança de Piên.

O sargento Klaumann detalhou aos participantes a real situação da Polícia Militar de Piên enaltecendo que a demanda de trabalho dos policiais que atuam no município é grande. “Nossa preocupação não está restrita somente às escolas e creches. Temos os comércios, as residências, as pessoas. Nossa segurança é macro e não micro, mas, não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Nosso efetivo, assim como grande parte das cidades da região, se divide em 6 policiais que se revezam em 24 horas com uma viatura”, explicou.

Klaumann contou ainda que o Governo do Estado vem aumentando os investimentos na estrutura da Polícia Militar. Ele elencou que o DPM local já conta até mesmo com um fuzil de longo alcance. Ele ainda comentou sobre a importância da Polícia Militar estar mais próxima da população. “Tempos atrás existia um distanciamento muito grande entre a comunidade pienense com a Polícia Militar. Os Consegs vêm para resolver isso, aproximando a Polícia da população”, disse.

 

Sobre os Consegs

O sargento Klaumann detalhou diversas informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança, enfatizando que o Paraná foi o primeiro estado no país a implantar o órgão nas cidades de Maringá e Londrina. Em seguida ele comentou sobre os membros natos dos Conselhos. “Cada Conselho Comunitário de Segurança conta com dois membros natos, como chamamos, que são o Delegado da Polícia Civil e o Comandante da Polícia Militar do município”, explicou.

Em sua explanação o sargento falou sobre a necessidade dos membros que compõem os Consegs se disporem ao voluntariado, uma vez que tais membros não recebem remuneração ou qualquer tipo de privilégio, por integrarem os órgãos. “Os Consegs são para pessoas voluntárias que querem se doar a causa, no qual podem participar pessoas apolíticas. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode integrar os Conselhos, claro que existem alguns critérios como a apresentação de negativas de antecedentes criminais, a pessoas tem que ser ficha limpa e apresentar os documentos pessoais”, acrescentou.

Klaumann ainda destacou a importância da comunidade pienense se unir para reativar o Conseg, explanando que o este órgão pode contribuir muito para a melhoria na segurança pública de um município. “Se não estivermos unidos não chegaremos a lugar nenhum. Estamos aqui com a bandeira levantada. O importante é que antes de formarmos uma chapa para reativar este Conselho, todos que queiram colocar o nome à disposição pesquisem sobre os Consegs e entendam qual é o seu objetivo. Este é o primeiro passo, depois disso, vamos voltar a falar sobre as leis estaduais que regem os Conselhos”, afirmou.

 

Pesquisa

O sargento Klaumann repassou na reunião, que as pessoas interessadas em se inteirar mais sobre o papel dos Conselhos Comunitário de Segurança, os Consegs, podem buscar maiores informações e entendimento junto ao site: www.conseg.pr.gov.br, onde diversas informações, vídeos e cartilhas, estão à disposição de todos os interessados.

 

Sobre Conseg de Piên

O presidente da antiga diretoria do Conseg de Piên, o advogado Josnei Forteski, explicou durante a reunião os motivos que resultaram na inatividade do órgão de segurança. “O conselho está inativo devido ao fim do biênio eletivo, algumas dificuldades foram encontradas, entre elas a pandemia que impediu a reunião dos membros bem como da sociedade, sendo que até mesmo a solenidade de posse não ocorreu devido a Covid-19, onde ficaram vedadas reuniões com aglomeração de pessoas”, comentou.

Josnei elencou ainda que o falecimento da até então comandante do DPM de Piên, a sargenta Andreia Rodrigues de Oliveira, também influenciou na inatividade do Conseg de Piên. “Após o falecimento da sargenta Andreia, vieram diversas trocas de comando, o que dificultou o andamento dos trabalhos. A falta de participação popular também dificulta muito o trabalho do Conselho. A falta de membros para o conselho fiscal também é uma questão que dificultou até mesmo a possibilidade de obtenção de recursos financeiros junto ao conselho da comunidade na comarca de Rio Negro”, salientou.

 

Desfecho

Após explanar todos os detalhes e características dos Consegs, o sargento Edgar Klaumann iniciou um bate papo com os poucos cidadãos presentes na reunião. Ele tirou dúvidas e relatou diversas situações em que a Polícia Militar de Piên, poderia contar com o auxílio do Conseg. O prefeito Maicon Grosskopf também entrou no bate papo e respondeu dúvidas do público presente com relação a implantação de uma Guarda Municipal. O prefeito aproveitou a oportunidade para enfatizar sobre a importância da população de Piên registrar Boletins de Ocorrências, elencando que tais registros são fatores determinantes para garantir maiores investimentos na segurança pública do município. “Pois quando vamos na Secretaria de Segurança Pública solicitar melhorias eles analisam os dados relacionados a registros de ocorrências em nossa cidade”, explicou.

Por fim, ficou decidido que o primeiro passo será alcançar um número de cerca de 20 pessoas da comunidade, que queiram colocar o nome à disposição para integrar uma nova diretoria. Depois uma nova reunião será agendada, onde o sargento Klaumann irá repassar maiores informações sobre as Leis que regem os Consegs. O próximo passo será a realização de uma nova eleição e consequentemente a instituição da nova diretoria, que será homologada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. É válido ressaltar que ainda não é certo a reativação do Conselho tendo em vista que o interesse e participação por parte da comunidade pienense está bastante aquém do esperado.


Imagens