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Informações sobre o atendimento junto ao Destacamento da PM foram repassadas na Câmara

Publicado em: 24/04/2023 16:22

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Informações sobre o atendimento junto ao Destacamento da PM foram repassadas na Câmara

Atendimento no Destacamento da Polícia Militar é feito pelo número 190 ou pelo aplicativo

Na sessão da semana anterior, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que recentemente esteve em reunião com o comandante do Destacamento de Polícia Militar de Piên, o sargento Edgar Klaumann, repassou algumas orientações de como a população deve acionar a Polícia Militar. Tendo em vista que o efetivo policial em Piên está há anos bastante deficitário, ela esclareceu que o canal de comunicação mais eficaz, atualmente, é o aplicativo “190 Emergência Paraná”.

A plataforma digital da Polícia Militar do PR, que foi instalada no Brasil de forma pioneira, possibilita que qualquer cidadão, mediante a um breve cadastro, possa realizar acionamentos de emergência sem a necessidade de ligação telefônica. Em um Centro de Operações Policias Militares (COBOM) a Polícia Militar recebe as solicitações que são atendidas com orientação ou com o despacho de uma viatura policial para o local da ocorrência.

Pelo aplicativo é possível, por exemplo, acionar a Polícia Militar para casos de perturbação de sossego, o que vem a ser uma das ocorrências que mais geram registros na plataforma. Abordagem de pessoas suspeitas, infrações de trânsito e lesão corporal (violência doméstica) também podem ser solicitadas à PM pelo aplicativo. A tecnologia é bastante prática e permite que o solicitante tenha contato constante com um policial durante todo atendimento por meio de um chat no aplicativo. O aplicativo está disponível nas lojas Play Store, para Android e App Store, para Iphone.

As recomendações são para que os cidadãos tenham instalados em seus aparelhos celulares o aplicativo, e que não deixem para instalar a ferramenta somente nos momentos de precisão. O app foi criado por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da Polícia Militar do Paraná.

O aplicativo "190 Emergência Paraná" também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, basta ativar o auxílio por libras. Em algumas ocorrências com risco à vida o chamado é iniciado antes do preenchimento do formulário, por isso, é importante deixar a localização do aparelho ativo. Em outros casos também é possível enviar fotos e vídeos das ocorrências.

 

Atendimentos via 190

A vereadora Seandra também repassou na última sessão, informações a respeito do atendimento telefônico no Destacamento de Polícia Militar de Piên, que segundo ela, deve ser feito exclusivamente através do número 190. “Até entendo que a população, quando precisa, liga e vai lá no destacamento e acaba ficando sem atendimento. Temos hoje um efetivo de 6 policiais que se alternam em 24 horas e são só dois policiais que ficam em atendimento”, explicou.

Por fim a vereadora Seandra repassou a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores, instruções de atendimento junto a população, que foram passadas diretamente a ela em sua reunião com o sargento Klaumann. As instruções quanto as ligações via o número 190 são as seguintes:

Quando ligar para o 190?

- Quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime;

- Quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio (veículos, imóveis, objetos pessoais, etc...) estiver em risco;

- No atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito;

- Quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime;

- Em situações graves que necessitam de intervenção imediata da Polícia Militar;

Dica: Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como endereço completo do local da ocorrência e caracteristicas das pessoas envolvidas.

 

A Polícia Militar também esclarece quando não ligar para o 190:

- Para relatar fato que não tem urgência ou já ocorreu há muito tempo;

- Para passar trote - atitude que, além da anticidadã é crime, pois outras pessoas deixam de ser atendidas;

- Para pedir informações diversas, como as de cunho jurídico ou endereços e telefones de outros ógãos;

- Para tratar de desacordos comerciais;

- Ao se envolver em acidentes de trânsito sem feridos;

- Para simplesmente desabafar sobre algum assunto ou situação.