Destaque

Vereadores voltam a debater sobre segurança nas escolas e creches do município

Publicado em: 12/04/2023 14:14

Whatsapp

 

Vereadores voltam a debater sobre segurança nas escolas e creches do município

Sessão desta semana contou com a participação de alguns pais de alunos da rede municipal de ensino

A questão sobre a segurança nas escolas e creches de Piên voltou a dominar mais uma sessão da Câmara de Vereadores, nesta semana. Uma indicação, de autoria do vereador Dore Ritzmann, solicitando que a Prefeitura invista em aparatos de segurança, tais como interfone, travas e câmeras de monitoramento, deu início a manifestação dos parlamentares. O assunto predominou durante grande parte da sessão.

Vários pais de alunos estiveram presentes, inclusive, um deles, Guilherme Thiesen, se inscreveu para fazer o uso da Tribuna da Câmara, na Palavra Livre, para sugerir algumas melhorias de segurança nas instituições de ensino do município. O Secretário de Administração da Prefeitura, Claudemir Andrade, também falou em nome do Poder Executivo salientando que a administração publica vem promovendo melhorias nas estruturas de todas as escolas e creches de Piên, visando maior segurança aos estudantes.

Vereadora Seandra apresentou retrospecto de várias indicações apresentadas nos últimos anos, na Câmara de Vereadores, solictando ao Executivo investimentos na segurança de escolas e creches

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira fez um retrospecto de todas as discussões a respeito da segurança nas escolas e creches, onde relembrou de várias indicações que foram protocoladas no Poder Legislativo cobrando maior segurança nas escolas do município. “Isso não é um assunto que está surgindo agora aqui na Câmara de Vereadores, já estamos falando disso, exaustivamente, há um bom tempo”, elencou a vereadora citando em seguida todas as indicações apresentadas pelos vereadores no atual mandato.   

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, colocou o Poder Legislativo à disposição de todos os pais salientando que é importante que os poderes, juntamente da população pienense, dialoguem e unam forças para possibilitar novos investimentos na segurança das escolas e creches. “Lamentamos o ocorrido em Blumenau, nós também temos filhos nas escolas e devemos nos colocar no lugar dos pais que perderam seus filhos”, salientou afirmando que foi procurado por muitos pais, após o trágico acontecimento em Santa Catarina, na semana passada.

Presidente da Câmara colocou estrutura do Poder Legislativo à disposção da população pienense

Na Palavra Livre, o comerciante Guilherme Thiesen, falou em nome de vários pais de alunos da rede publica de ensino em Piên, elencando que toda população que é pai ou avós de estudantes, estão preocupados com os constantes ataques que vêm ocorrendo em escolas do país. “Está acontecendo em todos os estados, hoje mesmo (terça-feira) ocorreu fatos envolvendo alunos armados em escolas. Isso é preocupante. Venho aqui pedir a vocês vereadores que se unam a nós pais e mães. Eu sinto saudade de quando eu ia para o colégio e a Polícia me ajudava a atravessar na faixa. Hoje não se vê mais isso”, lamentou.

Guilherme Thiesen usou a Tribuna da Câmara em nome dos pais que participaram da sessão

Guilherme apelou aos vereadores para que a administração pública pienense foque seus esforços em proporcionar mais segurança nas escolas. “Dependemos de vocês para proteção de nossos filhos nas escolas”, concluiu.  Por fim, o rapaz também sugeriu aos vereadores algumas medidas de segurança, como a instalação de uma sirene de pânico. “Que seja bem alta de preferência, pois a hora que ela tocar garanto que todos os pais irão correndo para as escolas para defender nossas crianças, sem armas mesmo, só com o peito”, disse.

 

Conselho de Segurança

A vereadora Seandra aproveitou as discussões a respeito do assunto para chamar a atenção dos pais presentes na sessão, bem como de toda população, sobre a importância da constituição de um Conselho Municipal de Segurança Pública em Piên. Nos últimos anos a população até tentou viabilizar um Conselho, porém, o mesmo acabou perdendo força diante da baixa participação e envolvimento por parte dos munícipes. “Na hora de formar o Conselho não tem ninguém, e ai, o que acontece é que nosso município fica sem representatividade. Os Conselhos Municipais de Segurança são órgãos deliberativos que determinam se um município pode ter mais orçamento. Aqui em Piên, a gente pode se mobilizar enquanto cidadãos. Na hora do calor tem muita gente, mas, na hora do labor, tem pouca gente”, disse a vereadora, que fez questão ainda de falar sobre a importância da implantação de uma Guarda Municipal em Piên. “Até imagino que esse seja um dos projetos do prefeito Maicon, porque isso fazia parte do Plano de Governo”, completou.

Secretário de administração Claudemir de Andrade defendeu reativação do Conselho Municipal de Segurança 

Na visão da vereadora Seandra, a implantação de um Conselho Municipal de Segurança, atuante e com representatividade por parte da sociedade civil organizada, seria a “cereja do bolo”, para se viabilizar novos investimentos na segurança pública local. O Secretário de Administração Claudemir Andrade concordou com a vereadora e, em sua manifestação, na Palavra Livre, também fez questão de ressaltar sobre a importância da implantação de um Conselho Municipal de Segurança Pública em Piên. “As vezes, uma correspondência do Conselho Municipal de Segurança ao comando da Polícia Militar, tem muito mais força do que um ofício de uma autoridade local”, disse.

Claudemir falou aos pais presentes na sessão sobre a importância da instituição de um Conselho Municipal de Segurança enaltecendo que a população pode obter respostas mais rápidas, além de possibilitar avanços e novos investimentos no setor da segurança pública. Ele colocou a estrutura da Prefeitura à disposição de toda população para viabilização de tal Conselho, assim como fez o presidente da Câmara de Vereadores. No final da sessão ficou acordado junto aos munícipes que participaram da sessão, que uma nova reunião será convocada, para que o Conselho Municipal de Segurança seja reativado em Piên.

 

Respostas

Claudemir aproveitou a oportunidade para expor algumas medidas que a Prefeitura vem adotando para oferecer maior segurança aos alunos e crianças do município. “Nós da Prefeitura nos solidarizamos aos vereadores nesta situação. Da parte da Prefeitura estamos melhorando toda a parte de infraestrutura das escolas, que estão sendo revistas, inclusive, ontem estávamos discutindo junto a Secretária de Educação (Clarice Fragoso) sobre a questão de se contratar ou não seguranças para as escolas”, disse.

O Secretário explanou muitos investimentos que já vêm ocorrendo nas instituições educacionais do município enfatizando que antes de novos investimentos, é preciso melhorar a infraestrutura das escolas. “Estamos acompanhando o que aconteceu em Blumenau. Todas nossas escolas estão recebendo melhorias e, pretendemos concluir isso até o meio deste ano, com as obras concluídas em todas as escolas, para que elas estejam aptas e receber todos esses dispositivos de segurança”, disse.

 

Ao final da sessão ficou decidido que uma reunião será convocada nos próximos dias para que a população possa reativar o Conselho Municipal de Segurança

 

Carta aos pais e comunidade escolar

A Secretária de Educação, Clarice Fragoso, encaminhou nesta terça-feira, por meio de alguns vereadores da base aliada do prefeito Maicon Grosskopf, um ofício, intitulado como "Carta Aberta aos Pais e Comunidade Escolar", onde são elencadas algumas ações já em andamento em Piên, no sentido de oferecer maior segurança aos alunos. Entre as ações destacadas pela Secretária, consta a instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em todas as unidades educacionais, bem como as rondas táticas com empresa de segurança no período noturno e a contratação do Sistema Iris, em parceria com parceria com as outras secretarias que possui câmeras inteligentes que gravam em pontos estratégicos do município e criam alertas de carros e movimentos suspeitos.

Clarice ainda elencou no documento que outras medidas estão sendo tomadas, como a contratação de mais horas de monitoramento tático para fazer rondas diurnas nas escolas e creches, além de manter chaveado os portões das escolas e CMEIs durante o expediente escolar, instalação de companhias, orientação sobre o botão do pânico além da formação de profissionais na área de segurança escolar. Ainda segundo a Secretária, o município também vem estudando, em caráter emergencial, a aquisição de equipamentos de segurança eletrônica, tais como interfones com Câmeras de identificação, além de fechaduras magnéticas e portões. Outra ação que será implantada é o reparo de muros, cercas e portões nas unidades educacionais do município.