Segurança nas escolas de Piên foi um dos temas que movimentou a sessão de ontem

Publicado em: 05/04/2023 14:04

A Câmara de Vereadores de Piên vem se solidarizar com a população de Blumenau, pelo covarde e trágico ataque ocorrido na manhã desta quarta-feira. Importante deixar claro à população pienense que este assunto de segurança nas escolas e creches do município, vem sendo debatida no plenário da Câmara há anos. Desde o início da atual gestão, várias discussões já foram levantadas, inclusive na sessão desta semana, ocorrido na terça-feira.

O Poder Legislativo pienense tem várias indicações, que são pedidos dos vereadores, apelando para que o Poder Executivo fomente a segurança nas instituições de ensino de Piên. Ontem, o vereador Almir Pedro Mielke, apresentou um pedido fazendo um apelo à Prefeitura, no sentido da instalação de portas com detectores de metais. “Até vimos recentemente que estão sendo instaladas Câmeras em nossas escolas, mas, a gente sabe que só isso não irá ajudar na segurança. Precisamos de portões com porteiros eletrônicos, como já foi sugerido aqui pelo vereador Dore Ritzmann. Acho que, gradativamente, temos que pensar em melhorar a segurança nesses estabelecimentos”, disse.

Almir lembrou ainda que, recentemente, ameaças de possíveis ataques em creches de São Bento do Sul, cidade vizinha de Piên deixaram pais em situação de desespero, lembrando de outros ataques recentes que ocorreram nos últimos anos em Santa Catarina. “Acontecimentos bem próximos aqui de nós. Tantas escolas sendo atacadas, boatos em São Bento do Sul. Infelizmente, acontecimentos trágicos como este seguem acontecendo em cidades pequenas, como a nossa. Todos aqui têm um filho ou um sobrinho em nossas escolas então temos que analisarmos essa questão com mais carinho e tomar algum tipo de providência”, alertou.

O apelo de vereador Almir, está na lista de vários pedidos que os vereadores de Piên protocolaram nos últimos anos, com a intenção de se viabilizar maior segurança nas escolas do município. O fato foi relembrado pela vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira. “Precisamos implementar condições de segurança mais severas em nossas escolas e trabalhar com a prevenção. O Dore já sugeriu aqui a instalação de porteiros eletrônicos com reconhecimento facial, acho isso interessante, mas, até hoje não aconteceu”, lamentou.

Seandra foi além e citou que além de nenhuma escola ter os porteiros eletrônicos com reconhecimento facial, algumas escolas sequer permanecem com seus portões fechados. “Hoje qualquer um pode chegar para visitar qualquer escola ou creche e conseguir chegar até a sala da diretora sem ninguém abordar dizendo que não pode entrar. Estamos com problemas muito sério de saúde mental dentro de nossas escolas, de violência, de degradação de nossas famílias e isso não acontece somente aqui em Piên”, acrescentou.

Seandra parebenizou Almir pela indicação, porém, disse discordar da instalação de portas giratórias com detectores de metais, tendo em vista que artefatos, como faca, por exemplo, podem facilmente serem jogadas para dentro das escolas. “Recentemente, estivemos visitando a escola em reforma no Campo Novo e vimos que o muro lá é vazado, qualquer um pode passar uma faca pelo muro para outra pessoa dentro da escola”, comentou.

Nossos sentimentos

Para finalizar, é importante reforçar que o assunto referente a segurança nas escolas é uma questão que vem sendo amplamente discutida na Câmara de Vereadores, tanto na gestão atual, como nas anteriores. Mais uma vez, deixamos registrados aqui nossos sentimentos e nossa solidariedade a todos familiares e amigos das vítimas e toda população de Blumenau, que chora e sofre com este triste acontecimento.