Vereadores clamam para que Prefeitura atenda pedidos de construção de lombadas

Publicado em: 05/04/2023 10:00

Vereadores clamam para que Prefeitura atenda pedidos de construção de lombadas

Juma apresentou novo pedido para construção de lombada e vereadores relembraram de pedidos que estão represados na Prefeitura

Os vereadores de Piên relembraram na sessão desta semana, ocorrida ontem, sobre os muitos pedidos de lombadas, por parte dos vereadores, que estão pendentes. As cobranças vieram à tona após a apresentação de uma indicação do presidente da Câmara, o vereador Giomar da Rosa, o Juma, que solicitou ao Executivo as providências necessárias para a construção de uma faixa de pedestre elevada nos padrões do CONTRAN, na Rua Belo Horizonte, no Centro de Piên, em frente a Uninter.

Em sua justificativa Juma elencou que a lombada em questão é necessária para melhorar a condição de acesso dos pedestres na via pública, ampliar a visibilidade da travessia e reduzir a velocidade dos automóveis. “Deve ser levado em consideração que o nível da lombada acaba facilitando a mobilidade de pessoas com restrições físicas, crianças e idosos e com a faixa, os veículos são obrigados a diminuir a velocidade assim trazendo mais segurança a todos que ali circulam”, justificou.

Pedidos acumulados

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que vem falando há semanas sobre o acúmulo de pedidos de lombadas dos vereadores, voltou a lamentar a situação. Seandra vem elencando no âmbito do Poder Legislativo, que os parlamentares são cobrados constantemente pela população sobre a necessidade da construção de lombadas. Como os vereadores não podem apresentar projetos para tal feito, tendo em vista que isso cria ônus a municipalidade, os pedidos vêm sendo apresentado por meio de apelo, via indicação, no entanto, mesmo assim, inúmeros pedidos de lombadas estão represados.

Vereadora Seandra citou que vereadores caem em "descrédito" pelo não atendimento dos pedidos por parte do Executivo

Seandra reforçou o pedido de lombada apresentado por Juma. “Acho que é um local que precisa certo cuidado, principalmente por ser movimentado”, disse. Ela ainda fez questão de pedir mais atenção ao Executivo, com relação a esses pedidos da vereança. “Todos os vereadores aqui têm pedidos de lombadas que estão pendentes. Essa questão das lombadas é muito importante, se o cidadão não pode chegar nos vereadores e solicitar uma lombada, vamos cair em descrédito”, lamentou a vereadora lembrando que o pedido apresentado por Juma, já havia sido feita pelos vereadores Dore Ritzmann e Almir Mielke.

O vereador Almir Mielke também fez questão de falar sobre o assunto. Disse que para os vereadores, fica até feio o fato do Executivo não atender aos pedidos de construção de lombadas. “Inclusive, já solicitei a construção de lombadas aqui, na área urbana, onde esses tempos atendemos até uma ocorrência de capotamento”, disse o parlamentar, que atua no Corpo de Bombeiros de Piên. “A Prefeitura está realizando muitas obras, mas, seria interessantes a Prefeitura atender nossos pedidos”, clamou.

Por fim, o presidente da Câmara fez questão de tornar público que tem pedidos de construção de lombadas que já foram feitos há mais de dois anos. “Já apresentei aqui na Câmara de Vereadores 3 pedidos que fazem mais de um ano. O primeiro pedido já esta indo para 2 anos e pouco. Muitas vezes a gente procura nem discutir sobre isso, mas, a verdade tem que ser dita”, finalizou Juma encerrando as discussões sobre o assunto.