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Gerente Regional da Sanepar comparece na Câmara para explicar motivos de falta de água em Ponte Alta

Publicado em: 16/11/2023 11:30

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Gerente Regional da Sanepar comparece na Câmara para explicar motivos de falta de água em Ponte Alta

Luiz Claudio Pereira participou da sessão da Câmara desta semana

Na sessão desta semana, o Gerente Regional da Sanepar, Luiz Claudio Pereira, esteve presente na Câmara Municipal de Piên, para prestar maiores esclarecimentos aos vereadores e à população pienense, a respeito dos problemas com falta de água em Ponte Alta. O assunto veio à tona na sessão da semana anterior, após um cidadão se inscrever na Palavra Livre para reclamar sobre constantes problemas de desabastecimento no referido bairro.

Um detalhe interessante explanado por Luiz, é que nos últimos meses – setembro de outubro – apenas 10 reclamações sobre falta de água foram registradas pelos consumidores junto a Sanepar. “O que nos chama atenção é o baixo número de reclamações. Entre os dias 1/9 a 31/09 temos apenas 4 reclamações registrados em nosso sistema. Do dia 1/10 ao dia 31/10 temos 6 reclamações. Dessas 10, 7 são reclamações que se devem em virtude de rompimento da rede. Os demais foram causados por excesso de pressão nos horários de picos de utilização do sistema”, disse, elencando que quanto a reclamações de falta de água em outros bairros, foram registrados, via WhatsApp e o aplicativo da Sanepar, apenas 4 reclamações no período.

Luiz também explicou que em Trigolândia, onde se concentram as maiores reclamações por conta da falta de água, a Sanepar tem 1.414 ligações. “A nossa capacidade com outorga de produção é de 18.000 metros cúbicos de água por mês. Produzimos em média, 17.000 mil metros cúbicos, ou seja, temos folga de produção no sistema. A Sanepar não trabalho de forma alguma para deixar seus clientes desabastecidos, muito pelo contrário, trabalhamos sempre para deixar a caixa de água de nossos cliente cheia”, elencou.

Luiz enalteceu que é importante que a população informe diretamente a Sanepar, problemas relacionados a distribuição de água em Piên. “A Sanepar tem seus canais oficiais para população informar falta de água e baixa pressão. Nossos clientes precisam fazer esses registros diretamente junto a Sanepar. Fica muito difícil compilar todos esses dados de reclamações que vão para os vereadores ou para o prefeito, sem vias oficiais. Me chamou a atenção aqui o baixo índice de registros e a quantidade de reclamações para vocês vereadores”, salientou.

O Gerente Regional ainda fez questão de elencar que a Sanepar não deixa desabastecido creches, escolas e hospitais. “Quando falta água nesses locais já entramos com caminhão pipa para abastecer. Em Trigolândia, nesses últimos meses de outubro e setembro, foram registrados o envio de 3 cargas de 50 metro cúbicos. Em paralelo a isso a Sanepar tem trabalhado no sentido de levar água de melhor qualidade a todos os munícipes de Piên”, salientou Luiz, reforçando que a Sanepar vem realizando um amplo trabalho de remanejamento das redes de água, com as novas obras de pavimentações que vem acontecendo em Piên.  

Luiz também explicou que as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica em Piên também prejudicam o abastecimento para a população. “Um sistema elétrico, se ele piscar, o religamento é automático, já em nossos sistemas de águas é mais complicado. Em alguns casos, uma hora de interrupção no fornecimento de energia elétrica podem provocar até 10 horas para recuperação de nossos sistemas. Os reservatórios secam e até que a gente consiga colocar água em todas as torneiras novamente, leva um tempo”, comentou.

Conforme as explicações do Gerente, sem energia elétrica, é praticamente impossível que a Sanepar mantenha seus sistemas de abastecimento equilibrados. Neste contexto Luiz fez questão de lembrar que os problemas de quedas no fornecimento de energia elétrica em Piên tem sido constante. “Há 4 ou 5 meses atrás já tivemos essa conversa com o pessoal da Copel. Ocorre que as quedas de energia desarmam nossos sistemas. Por serem equipamentos caros e muito sensíveis eles só são religados quando a energia é reestabelecida com 100% da fase”, disse.

Luiz ainda comentou que a Sanepar vem planejando novos investimentos para melhorar a distribuição e fornecimento de água tratada em Piên. “Temos trocado bastante ideias nesse sentido. Já está em contratação aqui para Piên, um sistema de telemetria, onde qualquer equipamento que desarmar saberemos na hora. Hoje temos uma pessoa em escala que passam pelos locais para ver se tudo está funcionando direitinho, se todos os reservatórios estão cheios”, acrescentou.

Outro ponto abordado pelo Gerente, foi sobre a importância das residências disporem de reservatórios, neste caso, caixas d’água ou cisternas. “Existe uma norma brasileira (A ABTN NBR 5626) que diz que todo cliente que utiliza o sistema público é obrigado e ter reservatórios de 24 horas dentro de suas casas. Essa norma deveria ser seguida. Até estamos vendo com a Prefeitura de realizar a implantação de um programa – Caixa de água boa – onde vamos doar caixas de água para as famílias que se encaixam no programa”, salientou.

Luiz ainda ressaltou que estudos feitos pela Sanepar, mostram que só será necessário ampliar o sistema atual da Sanepar em Piên, a partir de 2028. “Temos essa folga para manter em equilíbrio nossos sistemas em Piên. Mas, sem reservatórios nas casas fica difícil. Já solicitamos a Prefeitura uma lista das famílias que estão em vulnerabilidade social, para que a gente possa identificar, começando pela Ponte Alta, que é o caso mais grave em Piên, quais as famílias que se encaixam no programa”, disse o Gerente, alertando ainda que a população também necessita adotar o consumo consciente da água tratada, não utilizando, por exemplo, a água tratada, que despende de tratamento, para lavar calçadas. “Nestes casos, por exemplo, pode-se utilizar água das máquinas de levar roupas, ou cisternas que captam água das chuvas”, completou.

Luiz fez questão de destacar em seu pronunciamento, os canais de atendimento da Copel em Piên, no qual a população deve acionar a Sanepar, sobre problemas no abastecimento, através dos telefones 0800 200 0115 ou pelo WhatsApp 41 9 9544-0115. “Questões de desabastecimento ou quaisquer outros problemas devem ser informados a Sanepar imediatamente via esses canais oficiais da Sanepar”, reforçou.