Falta de água em Ponte Alta esteve em debate na Câmara de Vereadores

Publicado em: 13/11/2023 11:55

Falta de água em Ponte Alta esteve em debate na Câmara de Vereadores

Célio Soares de Oliveira ocupou a Tribuna da Câmara para falar sobre falta de água em Ponte Alta

Quem se inscreveu para utilizar a Tribuna da Câmara Municipal de Piên, na última sessão, foi Célio Soares de Oliveira. Ele se inscreveu para fazer um apelo aos vereadores, para que os parlamentares ajudem a população da Ponte Alta que, segundo ele, estão há vários anos sofrendo com a falta d’água. “Venho aqui na Câmara solicitar ajuda para a referida comunidade. Com certeza essa situação já está no conhecimento de vocês vereadores. Congrego toda quinta e sábado em Ponte Alta, e muitas pessoas nesta comunidade estão reclamando das constantes falta de água”, anunciou.

Célio citou ainda que a interrupção no fornecimento de água em Ponte Alta, costuma ocorrer com maior frequência nos finais de semana. “Mesmo com toda essa chuvarada em nosso município e também na região, muitos moradores do bairro reclamam que chega final de semana, eles querem fazer limpezas em suas casas, lavar roupas, e não tem água. Por isso, quero pedir ajuda para vocês vereadores para buscarmos uma solução para o problema. Até me pediram para que eu levasse essa demanda para Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) mas creio que seja uma demanda que vamos conseguir resolver com ajuda dos vereadores”, comentou Célio Soares.

Célio enfatizou a importância da água tratada para todos os moradores de Ponte Alta. “Água é vida, água é saúde. Temos que ser sempre solidários uns com os outros. No último sábado estive visitando o bairro e pude ver de perto a angustia dos moradores ao abrirem as torneiras e não ter água. Me falaram que estava há três dias nessa situação. Chegou final do mês a tarifa está lá, mas, a água não. Vai chegando final do ano, tem esses feriados e ai não tem água e não tem atendimento. Muito triste. Peço para que os vereadores se coloquem no lugar dos moradores. Creio que aqui conseguiremos unir forças para resolver esse problema”, concluiu.

Apoiado

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, fez questão de dedicar apoio a Célio Soares de Oliveira. “Concordo plenamente”, disse. “Também sou muito procurado pela comunidade. É uma situação bem triste mesmo. O pessoal chega a fazer vídeo e mandam para mim. Já fiz várias cobranças, indicações, mandamos ofício para Sanepar, mas até agora nada de solução. Na Ponte Alta temos muitos pais e mães de famílias que querem lavar roupas e fazerem faxinas nos finais de semana, só que nunca tem água. Creio que deveríamos encaminhar um ofício para a Sanepar e solicitar a presença de um responsável para formalizarmos isso em uma reunião e solucionar de vez esse problema”, disse.

Por fim Juma comentou que a população de Ponte Alta está revoltada. “Mas, eu, no lugar deles, também iria ficar revoltado. Chegou a hora de alguma decisão ser tomada. Isso não pode acontecer. Os cidadãos estão pagando as taxas de água mas, cadê o direito deles como consumidores. Se não vem água do poço que deixem uma pessoa responsável com um caminhão para que não falte água para população”, comentou.

Reclamação no Procon

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira também entrou no mérito da questão, afirmando que a população de Ponte Alta está pagando por um serviço que não estão recebendo. “A primeira coisa é convocar a população para que façam uma solicitação e reclamação formal junto ao Procon. Pois estão pagando por um serviço e não estão recebendo. Isso nos dará argumentos para quem sabe podermos levar a situação até o Ministério Público, pois já estamos falando sobre isso há muito tempo. Chega final de ano, feriado e a população fica sem água. Não estou culpando nenhum funcionário da Sanepar daqui de Piên, mas se a gente já vem pedindo e cobrando há tanto tempo e se a própria Sanepar não nos dá a devida atenção, talvez devemos começar a procurar outros caminhos”, comentou.

Estudos

Os vereadores, de forma geral, também criticaram a demora que supostos estudos que estão sendo feitos pela Sanepar, na tentativa de resolver o problema de falta de água na comunidade. O vereador Almir Pedro Mielke, chegou a se recordar que já solicitou o envio de um ofício com diversos questionamentos, porém, as respostas nunca foram prestadas pela Estatal. O vereador Altevir Minikovski, o Tevo, também cobrou ações mais efetivas para que o problema seja resolvido de uma vez por todas. “Chega de ficar estudando, estudando e estudando, tem que resolver isso”, disse.

O vereador Dorivaldo Ritzmann imaginou o sofrimento das pessoas que residem em Ponte Alta, com as constantes interrupções no fornecimento de água, alertando que a mesma situação, de falta de água, já ocorre também em outras comunidades e bairros de Piên. Joelcio Buba reforçou a importância da população procurar o Procon e registrar suas reclamações. Cleber Beil citou que várias famílias têm crianças pequenas e que necessitam de água. “Temos que convocar o responsável porque já vimos que ficar mandando ofício não está adiantando e precisamos de uma solução para esse problema, imediatamente”, finalizou Cleber.