Vereadores sugerem que Unidade Central de Saúde seja aberta as 5 da manhã

Publicado em: 26/10/2023 10:47

Vereadores sugerem que Unidade Central de Saúde seja aberta as 5 da manhã

Vereadores debateram sobre a questão durante a sessão desta semana

A distribuição de fichas para consultas no Posto de Saúde Central foi tema de um longo debate entre os vereadores na sessão desta semana. Isso porque o vereador Almir Pedro Mielke, apresentou e teve aprovado por unanimidade, uma indicação solicitando para que a Secretaria de Saúde estude a possibilidade de um servidor abrir o Posto em questão mais cedo, para que as pessoas possam aguardar pela retirada das fichas, que começam a ser distribuídas as 7 da manhã, dentro da unidade de saúde.

Almir pontuou que já conversou com a Secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, sobre a possibilidade em questão, porém, ele entende ser melhor formalizar oficialmente o pedido, por meio da apresentação da indicação. “Sei que é uma dificuldade grande, por conta do efetivo que a gente tem, mas, se for olha para o lado humanitário e o bem estar da população, seria muito bom se a gente pudesse disponibilizar um servidor para abrir a unidade de saúde mais cedo e recolher esse pessoal que muitas vezes, ficam na frente da unidade esperando mais de duas horas. Devemos lembrar que são pessoas que não estão bem e que muitas vezes estão com crianças pequenas. Peço para que seja analisada essa possibilidade”, comentou.

Após Almir apresentar suas justificativas, o vereador Clever Beil fez questão de se declarar a favor da indicação, inclusive parabenizando Almir pela proposição. “É uma indicação muito boa. Até podiam distribuir as senhas já a partir das 5 da manhã, assim, quem mora perto do posto de saúde, poderia pegar a senha e voltar para sua casa e retornar para o posto de saúde somente depois das 7 horas e não precisar ficar de pé fora do posto esperando. Tinha que ver essa situação”, comentou Clever.

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira lembrou que várias indicações nesse sentido já foram deliberadas na Câmara de Vereadores. “Acho que o fato das pessoas se anteciparem de mais para pegar as fichas, se dá pelo fato das fichas começarem a ser distribuídas somente às 7 da manhã. Ao meu ver se houvesse dois horários de distribuição de fichas, uma de manhã e outra a tarde, creio que não iria concentrar tantas pessoas na fila. Acho que distribuir as fichas às 5 da manhã é sim uma forma de fazer com que muitas pessoas estejam no posto logo pela manhã”, salientou a vereadora elencando que a questão deveria ser discutida e vista junto a população.

O vereador Giomar da Rosa, o Juma, presidente da Câmara de Vereadores, também entrou no assunto. Ele também parabenizou o vereador Almir pela indicação e argumentou que a distribuição de fichas em dois horários, pode não ser o caminho para diminuir as filas. “O problema é que, por exemplo, se distribuírem 15 fichas pela manhã e tiver 20 pessoas na fila, cinco pessoas irão ficar sem ficha, e considerando que essas pessoas residam em comunidades distantes do Centro, será que elas voltarão a tarde novamente para tentar pegar outra ficha?”, indagou.

O debate continuou e alguns parlamentares lembraram que os pacientes que não conseguem ficha na Unidade Central de Saúde, acabam se dirigindo ao hospital Nossa Senhora das Graças o que acaba sobrecarregando os atendimentos na unidade hospitalar. Sendo assim, os vereadores entraram em um consenso no sentido de algo tem que ser feito para oferecer as mínimas condições de conforto aos pacientes que se dirigem para o Posto de Saúde do Centro antes do amanhecer para tentarem conseguir uma consulta médica.