Destaque

Publicado em: 28/09/2023 10:41

Projeto que oferece aulas gratuitas de jiu jitsu recebe homenagem da Câmara

Donisclei ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Piên

O projeto “Não tenha medo de recomeçar”, coordenado pelo instrutor de Jiu Jitsu, Donisclei Teles dos Santos, foi homenageado pelo Poder Legislativo pienense na sessão desta semana, Donis, como é conhecido na cidade, acabou agraciado com a entrega de uma Menção Honrosa, proposição de autoria do vereador Almir Pedro Mielke, que contou com a aprovação unanime dos demais vereadores.

Almir explicou que a Menção Honrosa ao professor Donis se justifica tendo em vista o grande trabalho que ele vem realizando em prol de crianças, jovens e adultos. “O trabalho que vem sendo feito por ele vem tirando várias crianças das ruas, afastando essas crianças do álcool e das drogas. Esse trabalho tem trazido muito resultado e hoje a equipe de Jiu Jitsu de Piên já é a maior segunda equipe do Paraná”, disse o vereador.

O instrutor de jiu-jitsu Donisclei ocupou a Tribuna da Câmara de Vereadores e falou um pouco mais sobre o projeto que ele implantou no município. Primeiramente ele agradeceu a Deus, seus familiares, aos alunos, pais dos alunos e a Prefeitura de Piên e todos os empresários que acreditaram no projeto. “No mês passado fomos participar novamente do Campeonato Paranaense de Jiu Jitsu. Aos poucos estamos evoluindo, de 5º fomos para 4º, de 3º fomos para 2º na última etapa do Paranaense. Na somatória por equipes chegamos ao 2º lugar do Paraná”, frisou.

Donis elencou que a meta, para o Paranaense do próximo ano, é conquista o primeiro lugar na somatória por equipe. O instrutor também tem um sonho, trazer o primeiro título mundial com um atleta pienense. “Agora vamos participar do mundial, em novembro com os adultos, e em dezembro, vamos com as crianças. O evento será em São Paulo. A Prefeitura já se prontificou em dar uma boa parte da ajuda, e se Deus quiser, vamos conseguir o restante. Vamos continuar batalhando para tirar essas crianças e adolescentes das ruas e ajudar os pais e as famílias mudarem a vida dessas crianças e fazer com que todos eles sejam bem encaminhados. Pode ser que eles não se tornem campeões no Jiu Jitsu mas a gente vai encaminhar eles para que sejam excelentes pessoas na vida”, concluiu.

Destaque

No último dia 1º de setembro o instrutor pienense de jiu jitsu esteve participando de um evento em São Paulo, onde recebeu uma medalha do Mérito Esportivo, concedido pela Federação Paulista de Jiu Jitsu.  O que vem levando o projeto a ganhar destaque no cenário esportivo é o fato de atualmente, estarem matriculados mais de 90 alunos apenas na oficina sediada na Secretaria de Cultura. Além disso, Donis também ministra oficinas de jiu jitsu em várias escolas de Piên e também no projeto Despertando Estrela, que dispõe de 50 alunos matriculados. Uma curiosidade segundo Donis é que ele dispõe de vários alunos da terceira idade. “A faixa etária varia de 4 a 55 anos. Todos são tratados iguais”, disse.

Como tudo começou

Como o projeto não cobra taxas nem mensalidades, manter as aulas e permitir que os alunos possam participar de campeonatos não é tarefa fácil. Desde seu início, em 2019, o projeto se mantém com doações de pessoas físicas e empresas do município. Nos últimos meses a Prefeitura de Piên passou a apoiar o projeto de diversas formas. As aulas de jiu jitsu em Piên tiveram início na garagem da residência de Donis, no Centro de Piên. Ele é natural de São Paulo, e até pouco tempo, trabalhava como motorista de ônibus. Atualmente, ele se dedica apenas as oficinas de jiu jitsu.

Donis gosta de elencar em seus discursos que em São Paulo ele nunca teve a oportunidade que ele hoje oferece as crianças pienenses. “Me bati a vida toda, cometi muitos erros. Hoje entendo que estou dando uma oportunidade a todas essas crianças, uma oportunidade que nunca tive”, relatou. O jiu-jítsu é um esporte que trabalha a disciplina nessas crianças. Algo que ensina que existem limites, existe hierarquia. O jiu-jítsu trabalha a autoestima, ensina a se respeitar os mais graduados, respeitar o pai, a mãe, o patrão. Ensina que a gente luta, mas se respeita”, acrescentou.

O professor ainda explicou que a prática do jiu-jítsu faz as crianças perderem peso e ganharam massa muscular. Além disso, Donis elencou que sua maior intenção em desenvolver o projeto em Piên é oferecer oportunidade para os alunos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. “Quando começamos eram somente algumas pessoas da minha família participando das aulas, mas o projeto foi crescendo. Algumas crianças foram aparecendo, uma foi chamando outra e hoje estamos com muitos alunos de todas as idades”, comemorou.