Transporte Escolar também esteve em pauta na sessão desta semana

Publicado em: 21/09/2023 18:27

Transporte Escolar também esteve em pauta na sessão desta semana

Clarice Fragoso esteve ocupando a Tribuna da Câmara Municipal de Piên

A Secretária de Educação, Clarice de Fátima Fragoso, esteve participando da sessão da Câmara Municipal de Piên desta semana. Durante a Palavra Livre ela esclareceu algumas polêmicas com relação a proibição de alguns alunos usufruírem do transporte escolar. Na oportunidade, ela também apresentou um panorama dos custos e toda logísticas por trás do transporte de alunos da rede municipal e também da rede estadual, no município de Piên.

Nas semanas anteriores, alguns vereadores criticaram a questão da proibição de alguns alunos do bairro Avencal, não poderem mais utilizar o transporte escolas. “O Transporte Escolar tem normas e regras. Já na matrícula é visto onde o aluno reside, nessa matrícula já vem descrito se o aluno tem ou não o direito ao Transporte Escolar com o seguro. A lei fala que é direito do aluno utilizar o Transporte Escolar, se ele está residindo a mais de 2 quilômetros da escola”, explicou.

Ressaltando que o município foi cobrado a cumprir a lei Clarice ainda reforçou seus argumentos. “Tivemos denúncias de super lotação nas redes sociais e, com isso, tivemos algumas preocupações com relação a isso, devido ao fato dos ônibus estarem super lotados. Ocorre que a super lotação se dava por conta que estávamos transportando alunos que não se encaixam na lei do Transporte Escolas, colocando em risco aqueles alunos que teriam que ser beneficiado”, acrescentou.

Clarice ainda elencou que houve casos em que alunos se machucaram devido a super lotação. “Em outro caso o motorista não conseguiu fechar a porta do ônibus por conta da super lotação. Ai tivemos que tomar algumas decisões. Quero que entendam que tudo isso que fizemos foi para tentar organizar e dar maior segurança para os filhos de vocês. Caminhar faz bem para saúde e, no nosso tempo, já tínhamos que caminhar para ir para escola. Ainda temos alguns desafios, como colocar monitores dentro dos ônibus, mas, os recursos são limitados”, disse.

Panorama de custos

Segundo a Secretária de Educação, Piên dispõe hoje de 7 empresas contratadas para auxiliar no Transporte Escolar, além de 11 ônibus próprios do município.  “São 65 rotas, 22 linhas, então não é pouca coisa pra gente gerenciar. Ao todo são transportados da rede estadual, 207 alunos com a frota própria da Prefeitura e outros 571 estudantes com ônibus terceirizados, totalizando 778 alunos, da rede estadual”, contou.

Com relação aos alunos das escolas municipais, Clarice explicou que 474 alunos são transportados pela frota própria de ônibus da Prefeitura, enquanto outros 184 alunos são transportados pela frota terceirizada, totalizando 658 alunos. “Diariamente, transportamos mais de 1.400 alunos, 54% são alunos da rede estadual e 46% da rede municipal”, explicou. “Temos um gasto mensal de R$ 129.314,00 dos alunos do Estado, e R$ 109.378,00 de alunos do município. Isso da um total mensal de R$ 238.682,00”, acrescentou.

Outro dado importante repassado pela Secretária, é que, atualmente, mais de 58% dos custos com o Transporte Escolar são bancados pela Prefeitura. “Recebemos do Estado mensalmente R$ 53.203,00 sendo que o município complementa o valor em R$ 76.111,00. É um investimento muito grande para o município”, disse ela afirmando ainda que os custos anuais com o Transporte Escolar ultrapassam a ordem de R$ 2,3 milhões, todos os anos. “Só o déficit do transporte dos alunos do Estado, é de R$ 761.105,00 anual, é o que a Prefeitura paga para custear o transporte dos alunos do Estado”, completou.

Critérios

O diretor do Colégio Frederico Guilherme Giese, Maykel Régis Malchovski, também ocupou a tribuna da Câmara, na Palavra Livre, para enfatizar que assim que soube que alguns alunos acabaram barrados no transporte escolar, fez contato com as autoridades locais para tentar ajudar de alguma forma. “Um dos critérios para que os alunos possam usufruir do Transporte Escolar é quando no trajeto há fatores de risco. Alguns alunos do bairro Avencal estão incluídos nesse fator. Recorri ao prefeito e ao vice-prefeito, até hoje (terça) a tarde eles estão em reunião. Assim deixaram dois pontos no Avencal como fatores de risco”, explicou reiterando antes de encerrar sua fala a parceria com a atual gestão da Prefeitura.