Destaque

Veadores solicitam complementações de informações em Requerimentos do Legislativo

Publicado em: 06/09/2023 15:25

Juma e Seandra cobraram maior agilidade nas respostas dos questionamentos feito pelos vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Piên, o vereador Giomar da Rosa, lamentou na sessão desta semana a demora em respostas de Requerimentos de Informações encaminhados para Prefeitura pela Câmara de Vereadores. Diante do não esclarecimento de algumas situações ele protocolou nesta semana novos pedidos de informações e ao comentar sobre o assunto elencou que espera que a Prefeitura responda as indagações nos próximos cinco dias úteis.

Juma se mostrou nada satisfeito com as situações, até porque um dos pedidos de informação protocolado por ele, com relação a concessão do pavilhão do Parque Municipal de Eventos, foi feito há quase um ano. Em outro pedido, com relação a obras de terraplanagem feita pela Prefeitura, as repostas prestadas pelo Executivo vieram para Câmara incompletas, segundo elencou o presidente da Câmara em sua fala na sessão desta semana.

O presidente explicou que no requerimento com relação ao pavilhão do Parque de Eventos, a Prefeitura encaminhou um memorando respondendo alguns questionamentos. Porém, alguns itens importantes tais como a cópia de relatório das bilheterias dos eventos realizados no pavilhão, bem como guia de arrecadação e o comprovante de pagamento dos alugueis referente ao espaço, não foram apresentados. “E essas informações são imprescindíveis”, elencou.

Juma anunciou ainda que encaminhará para o Executivo um ofício solicitando na Câmara de Vereadores a presença do secretário responsável pela pasta e também o fiscal de obras do contrato da concessão do pavilhão. “A população lá fora vive cobrando nós vereadores e temos que fazer a nossa parte. Não podemos fingir que as coisas não estão acontecendo porque se não, amanhã ou depois, vai aparecer um repórter aqui falando que o presidente está se fingindo de mudinho”, disse.

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira endossou as palavras do presidente da Câmara, lembrando que até os dias atuais, nenhuma prestação de contas foi realizada pelo ecônomo responsável pelo pavilhão, apesar dos muitos eventos, shows e bailes que já ocorreram no pavilhão. “Quero parabenizar o presidente pelo pedido. Na verdade você está pedindo de novo o que já havia pedido”, lamentou. “Precisamos dessas informações para saber se realmente o que foi proposto no contrato está sendo cumprido, até porque no contrato consta que percentuais deveriam voltar aos cofres públicos, no entanto, nenhuma vez tivemos os relatórios”, salientou.

Seandra ainda fez questão de elencar que se os recursos referentes aos lucros dos eventos voltaram realmente para os cofres municipais, os vereadores não sabem como tais recursos foram empregados a favor da população pienense. “Ai depois que aparecer um jornal aqui na frente da Câmara tentando achar um judas para malhar, ai não adianta mais! Então que fique registrado aqui na sessão que nossa parte estamos fazendo”, acrescentou.

Na sessão desta semana Juma também apresentou um novo requerimento solicitando o diário de bordo do veículo utilizado para transporte das terras referente a terraplanagem da nova sede de secretaria de planejamento. A obra gerou polêmica depois que denúncias de superfaturamento vieram á tona em alguns jornais de fora do município, os quais ainda apontaram os vereadores como responsáveis devido a falta de fiscalização. O diário de bordo do referido veículo já havia sido solicitado em um Requerimento de Informação que foi encaminhado para Prefeitura nas últimas semanas, após denúncias de suposto superfaturamento nas obras da nova sede da Secretaria de Planejamento.