Papo de Mulher reuniu aproximadamente 130 mulheres na Câmara de Piên

Publicado em: 04/09/2023 13:38

Papo de Mulher reuniu aproximadamente 130 mulheres na Câmara de Piên

Evento, ocorrido na noite de quinta-feira da semana passada, foi um sucesso!

O evento Papo de Mulher, ocorrido na noite desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Piên, foi um sucesso. Aproximadamente 130 mulheres estiveram presentes e lotaram o plenário da Casa Legislativa. O evento, promovido pela Procuradoria da Mulher de Piên, contou com duas palestras abrangendo os temas empreendedorismo feminino e motivação, proferidas por Rosa Demarco e o médico Alfredo Bittencourt.

O presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma, realizou a abertura da realização desejando boas-vindas à todas mulheres presentes. Ele ainda destacou algumas as ações da Procuradoria da Mulher. “Quero parabenizar a vereadora Seandra, que é a nossa Procuradora da Mulher aqui de Piên, e todos os servidores da Câmara de Vereadores pelo belíssimo evento. Fui testemunha ao longo desta semana dos preparativos para esta noite e posso dizer que vi e presenciei todos servidores envolvidos, juntamente com a vereadora Seandra, trabalhando com muito carinho e dedicação na preparação deste evento", destacou.

Já a vereadora e Procuradora da Mulher de Piên, Seandra Cordeiro de Oliveira, fez questão de lembrar que o Papo de Mulher, é um evento em alusão a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres. “O mês de agosto foi escolhido porque nesse mês, há 17 anos, em 2006, foi sancionada a Lei 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, com o objetivo principal de combater a violência doméstica e proteger as mulheres”, disse.

Seandra ainda lembrou que a maioria dos casos de violência contra as mulheres, são praticas por pessoas conhecidas das vítimas. “Sendo 7 a cada 10 casos”, frisou. “A cada 4 horas uma mulher é violentada no Brasil. No Paraná, são registrados 4.600 casos mensais de violência. Em Piên nossa Procuradoria da Mulher fez 15 atendimentos somente nesse primeiro semestre. Em torno de 30 mil mulheres estão com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em Piên temos atualmente 30 mulheres com medidas protetivas. Em 2022 o Paraná ficou em sexto lugar no ranking de feminicídio do país, com 77 vítimas”, disse Seandra, lembrando que as estatísticas são muito maiores levando em consideração que nem todas as mulheres, que são vitimas de violência, procuram as autoridades.

A vereadora salientou que a violência contra as mulheres é um problema global e transcende as fronteiras culturais, sociais e econômicas. “A campanha Agosto Lilás é de extrema importância para chamar atenção à causa e trazer o tema ao debate. Alertar a sociedade a desconstruir estereótipos e promover igualdade, praticar empatia e compaixão, sem julgamentos. Acolher e proteger. Incentivar as vítimas a romperem o silêncio e buscar ajuda, bom como educar a população sobre a responsabilidade coletiva de criar um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres é dever de toda sociedade, homens e mulheres”, elencou.

Juma e Seandra agradeceram a todas as mulheres que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, e também a todas as empresas e demais pessoas que, indiretamente e diretamente, contribuíram para a realização do Papo de Mulher. “O evento contou com o apoio da Sala do Empreendedor de Piên e do Sebrae, e com o apoio cultural da Famossul e da agência do Banco Sicoob de Piên. Muitos empresários doaram brindes que foram sorteados durante o evento. Deixamos registrado nosso agradecimento a todos. Muito obrigado”, destacou Seandra.