Destaque

Moção de Aplausos à Famossul marcou sessão da Câmara desta semana

Publicado em: 02/08/2023 14:52

Whatsapp

 

A sessão da Câmara Municipal de Piên desta terça-feira, dia 1º de agosto de 2023, foi marcada por uma homenagem do Poder Legislativo à empresa Famossul, que exatamente neste dia 1º de agosto, completou seus 50 anos de atividades no município de Piên. Na sessão em questão, a Câmara concedeu à Famossul uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos feitos alcançados pela empresa. A proposição é de autoria do vereador Giomar da Rosa, o Juma, e contou com a aprovação de todos demais vereadores.

O diretor da Famossul, Guido Orlando Greipel, esteve participando da sessão para receber a honraria concedida pelo Poder Legislativo. Emocionado, Guido, como é conhecido, usou a Tribuna da Câmara e relembrou a trajetória da empresa. “Há exatamente 50 anos a gente começava um novo projeto de vida, uma fábrica de móveis. Talvez, a motivação maior, é porque São Bento vivia seu momento de glória na industrialização de madeiras onde o móvel colonial que era produzido em São Bento era conhecido no Brasil inteiro. Era mais de 100 fábricas na região de São Bento e Piên também tinha que ter uma fábrica”, salientou.

Guido relembrou no início de seu discurso, que o fato de seu pai, Harry Guido Greipel, ter sido prefeito de Piên e ter trazido para o município, no final da década de 1960, a energia elétrica, também influenciou na decisão da escolha de Piên para sediar a empresa. “Reunimos-nos com meu ex-cunhado e fundamos a Famossul. Em 1996 houve a cisão desta sociedade. Então fazem 27 anos que a empresa esta sob meu comando. E Hoje já estou passando esse comando para frente”, elencou Guido.

O diretor da Famossul relembrou que a empresa começou sua história fabricando os mesmos móveis coloniais que eram fabricados em São Bento do Sul. “Aos poucos fomos criando novos produtos, produtos diferenciados, e, viajando pelo Brasil começamos a ser conhecidos pela comunidade financeira e pelo mercado. A Famossul foi se desenvolvendo até que chegamos a 1.000 funcionários trabalhando diretamente na Famossul, isso sob meu comando”, relembrou, elencando que a Famossul, ainda em seus primórdios, se tornou a primeira empresa no Paraná a exportar 100% de sua produção.

 

No “fio da navalha”

Ao relembrar a trajetória e os desafios enfrentados ao longo de cinco décadas de atuação, Guido lembrou dos desafios de ser empresário no Brasil. “Quando o jogo é muito fácil não tem graça. Quando o jogo é mais disputado, é mais gostoso de ganhar. Assim é ser empresário. Você vive no desafio, você está no fio da navalha todos os dias. Tenho certeza que devemos ter acertado muito mais do que erramos, se não teríamos ficado no meio do caminho. Vejam que 50 anos são poucas empresas que atingem e esse é o nosso maior orgulho”, salientou.

O empresário comentou que está, aos poucos, se desvinculando do comando da Famossul. “Para me substituir foram necessário 7 pessoas. Preciso sair da frente, preciso dar espaço para esse pessoal. São todos gente da casa, alguns com mais de 30 anos de empresa. O que tem menos tempo trabalha há 16 anos conosco. Eles estão preparados para dar essa sequência. A única certeza que a gente tem nessa vida é a de que um dia iremos morrer. Por isso, desde o dia 18 de março de 2020, quando foi declarado oficialmente a pandemia, estou me afastando de uma forma meio forçada da frente da empresa. O grupo pegou e estão dando conta do recado, por isso, deixo aqui meus parabéns a todos”, comentou.

Guido também fez questão de fazer uma homenagem mais que especial a sua esposa Karien Greipel e a seus filhos, Guido Junior, Matheus e Leila. “Karien você segurou uma barra muito pesada no começo. Nossos filhos eram pequenos e eu viajando para cima e para baixo. Quando não era no Brasil era para o exterior. Lembro que uma vez fiquei 68 dias fora do Brasil e você segurando as pontas. Hoje está ai o resultado deste trabalho. Então essa homenagem aqui hoje também pertence a você e a todos que trabalharam conosco”, disse Guido tomado pela emoção.

 

Contrapartida social

Guido também falou sobre o retorno social que sua empresa prestou para Piên. “Inauguramos 50 casas em Trigolândia, quando o Álvaro Dias era governador. Quando o Ney Ciupka era prefeito de Piên, construímos mais 80 casas. Na sequência quando estávamos comemorando os 30 anos da Famossul, construímos mais 30 casas, um para cada ano de fundação da empresa. Ao todo, nesses 50 anos, construímos 168 casas em Trigolândia e Ponte Alta. Não fizemos casas porque não tínhamos o que fazer, porque nosso forte sempre foi fazer móveis, mas a gente sempre dedicou tempo para isso”, mencionou.

Outro assunto que Guido fez questão de comentar foi sobre a Fundação Hospitalar Harry Guido Gripel. “Iniciamos a construção do hospital em 2001 e entregamos o hospital em 2013. Foi uma barra pesada. No dia da inauguração do hospital, em 2014, lembro que fui de Piên até São Bento ouvindo minha música preferida. Escutei umas cinco vezes até chegar em São Bento e todas as vezes lagrimas rolavam. Mas chorei de alegria porque começar uma coisa é fácil, o difícil e você terminar”, disse.

Guido mencionou que a Famossul deu o grande começo para construção do hospital, mas fez questão de lembrar que toda comunidade de Piên esteve envolvida. “Eu me orgulho disso porque nossa empresa e nossas pessoas estiveram a frente disso. Aos trancos e barrancos, conseguimos entregar esse hospital sem nenhuma dívida. Hoje a população talvez não entenda porque ele foi doado, mas doamos e ninguém irá levar um tijolo desse hospital. Ninguém vai levar nada. A prefeitura não podia assumir então fizemos a doação para a Santa Casa. Esse hospital é da comunidade e caso seja mal administrado a prefeitura tem todo direito de recuperar esse bem”, disse.

Outro momento que Guido diz ter muito orgulho de ter participado, foi a vinda da até então Tafisa Brasil S.A. para Piên, empresa multinacional que iniciou suas operações no município no ano de 1.999 e que mudou a história de Piên. “Tivemos a presença do presidente da República na inauguração da Tafisa. Então em todas essas coisas, a Famossul esteve presente. Isso é uma coisa maravilhosa. Tudo isso prova que não estamos pensando somente em dinheiro, dinheiro e dinheiro”, salientou.

Por fim, Guido falou sobre conceito de ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, a qual a Famossul vem implementando em suas plantas nos últimos anos. Para finalizar ele fez questão de agradecer aos vereadores pela homenagem. “Eu só tenho a dizer a vocês muito obrigado. O reconhecimento é uma coisa fantástica e eu sou muito grato a todos vocês vereadores por esta iniciativa”, salientou.

 

Mais homenagens

O presidente da Câmara de Vereadores também abriu espaço para que o Secretário de Administração da Prefeitura, Claudemir de Andrade, que é ex-funcionário da Famossul, pudesse prestar algumas palavras em homenagem à empresa. “Tive a satisfação de conviver com a família Famossul por 18 anos. Um dos desafios da vida é deixar um legado, e o legado que a Famossul está deixando para Piên é muito maior que a Famossul. Quero agradecer ao Juma e aos vereadores por poder dizer a família Famossul o meu muito obrigado”, disse Claudemir.

O vice-prefeito Pedro Cavalheiro da Silva também ocupou a tribuna da Câmara, representando o prefeito Maicon Grosskopf, que está em viagem a Brasília. “Você já parou para pensar seu Guido, quantas bocas você alimentou durante todos esses anos? Quantas pessoas que com seu emprego formaram suas famílias?”, indagou. “Quantas crises econômicas nosso país enfrentou? Teve uma época que várias fábricas de móveis vieram a fechar em São Bento, mas, a Famossul se manteve. Se segurou e sempre manteve o equilíbrio”, disse.

Pedro disse ainda que poucas pessoas em Piên sabem, mas Guido Greipel, muitas vezes, tirou dinheiro do seu bolso para manter o hospital do município em funcionamento. “Ele fazia o hospital andar com o dinheiro dele. Manteve por muito tempo a estrutura e nós pienenses lhe agradecemos muito por isso. Somos muito gratos pela estrutura hospitalar que o senhor nos deu. Muitos deputados vêm visitar nosso hospital e saem maravilhados com nosso hospital. É gratificante termos no município uma pessoa como o seu Guido”, disse o vice-prefeito.

Pedro citou outros investimentos que a Famossul realizou pensando na população pienense e para finalizar agradeceu ao presidente pela homenagem concedida a Guido. “Juma, você foi muito categórico quando lembrou da Famossul e junto de seus companheiros resolveram fazer esta homenagem. Parabéns a você e todos os vereadores por esta visão. É uma homenagem merecida”, conclui.

 

Elogios

O autor da proposição que resultou na homenagem à Famossul, o vereador Juma, se emocionou ao falar. Isso porque há mais de 20 anos ele é um dos lavadores dos veículos da empresa, por ser proprietário de uma lavação de veículos no bairro de Trigolândia, além disso, seu pai, sua mãe e alguns de seus irmãos, já trabalharam na Famossul. “O meu maior orgulho é quando eu vou lá na Famossul e me sinto em casa. Dias atrás estive com o deputado Geraldo Mendes visitando o hospital e para mim é gratificante poder contar a história desse hospital e ouvir os elogios. Dias atrás o seu Guido me chamou na Famossul e fomos abençoado com a doação de um terreno para a AMA. Gratidão em nome de todo povo de Piên”, salientou.

Após a fala do presidente sobraram elogios por parte dos demais vereadores ao empresário Guido Greipel por todos os feitos alcançados pela Famossul e toda contrapartida social que a empresa deu para a população pienense. “Tive a honra de conhecer seu pai. Lembro que naquela época, a gente fazia as tarefas de casa a luz de lampião, ou com uma vela acessa do lado, e, no outro dia, muitos alunos apareciam na escola com os cabelos queimados. Podemos dizer que a história de Piên mudou naquele tempo que seu pai trouxe a energia elétrica para nosso município”, salientou o vereador Eduardo Pires Ferreira.

 

Legado

Além da construção de 168 casas em Trigolândia e Ponta Alta, a Famossul já contribuiu com o município de Piên em várias frentes sociais. Além de construir e colocar em funcionamento a Fundação Hospitalar Harry Guido Greipel, com 54 leitos, maternidade e dois centros cirúrgicos, que agora passou a se chamar Hospital Nossa Senhora das Graças, por intervenção da Irmandade Santa Casa da Misericórdia, a Famossul há muitos anos é uma das principais mantenedoras do Projeto Despertando Estrelas, que vem cuidando e formando crianças e jovens de Piên. A Famossul também arcou com os custos da elaboração do projeto para pavimentação de todo trecho entre a Ponte Alta e Campina dos Crespins, além disso, recentemente anunciou que irá doar um terreno para construção da sede própria da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).