Vereadores querem agilizar fila de espera de exames nas unidades de saúde do município

Publicado em: 13/07/2023 14:17

Vereadores querem agilizar fila de espera  de exames nas unidades de saúde do município

Assunto voltou a movimentar a sessão da Câmara esta semana

Na sessão desta semana o vereador Dorivaldo Ritzmann, o Dore, apresentou e teve aprovado por unanimidade, uma Indicação solicitando que o Poder Executivo, através da Secretaria de Saúde, realize as providências necessárias para que valor de uma emenda enviada pelo Deputado Federal Aroldo Martins em parceria com Deputado Estadual Alexandre Amaro, no valor de R$ 150.000,00, seja empregada  no sentido de agilizar e dinamizar os atendimentos da fila de espera dos exames de todas as unidades de saúde do município e também seja destinada uma parte do valor para compra de medicamentos.

Em sua justificativa, Dore elencou que a presente indicação se faz necessária visto que as melhorias que serão desenvolvidas na agilização de exames médicos no município, que são de grande valia para a saúde de toda a população. “A saúde preventiva, promovida através de um diagnóstico com antecedência, é capaz de descobrir e prevenir doenças e assim facilitar o tratamento com maior rapidez para evitar danos maiores à saúde. E o acesso aos medicamentos, é um componente indispensável para que a população tenha um tratamento igualitário, com resolutividade e qualidade”, anotou em sua proposição.

Esta questão sobre a fila de espera para realização de exames em Piên vem sendo amplamente debatida na Câmara Municipal de Piên. Recentemente, a Secretária Municipal de Saúde, Mayara Grosskopf, esteve participando de uma das sessões da Câmara e falou sobre os muitos exames que estão represados em Piên. Outros vereadores também já solicitaram que parte das emendas impositivas dos legisladores de Piên sejam destinados para diminuir a fila de espera.