Vereadora Seandra será empossada Procuradora da Mulher

Publicado em: 20/03/2023 16:11

Vereadora Seandra será empossada Procuradora da Mulher

Secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, com a vereadora Seandra

A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos) será empossada como Procuradora da Mulher em um grande evento que irá ocorrer na Câmara de Vereadores após a sessão da próxima semana, no dia 28. São esperadas para o evento várias lideranças políticas da ala feminina a nível de Estado e também de toda região, além de outras autoridades locais. A Vereadora Seandra foi a propositora do Projeto de Resolução nº 003/2023, que instituiu a Procuradoria da Mulher no âmbito do Poder Legislativo de Piên.

A deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte, que atualmente exerce o cargo de Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, no governo Ratinho Junior, já confirmou presença no evento. Reeleita para seu terceiro mandato como deputada, Leandre já exerceu o cargo de Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, além disso, teve importante atuação na instituição das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vereadores em todo Estado. Atualmente, diversas Câmaras em todo Estado adotaram a mesma política. A Câmara de Vereadores de Piên é a 112ª Câmara, No Paraná, a criar a Procuradoria da Mulher.

Quem também deve marcar presença no evento, é a deputada estadual Cloara Pinheiro. Ela assumiu no último mês de fevereiro a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativo do Paraná (Alep). Além das autoridades femininas do Paraná, também foram convidadas para a o evento, as vereadoras das cidades vizinhas em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, em Santa Catarina. “Esperamos realizar um evento lindo para celebrar e festejar essa importante conquista para as mulheres pienenses”, salientou Seandra.

Sobre a Procuradoria

A Procuradoria da Mulher, do Poder Legislativo de Piên, foi criada em fevereiro deste ano, após atuação da vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira. Ela que é a única vereadora na composição atual da Câmara de Vereadores, contou com o apoio dos demais parlamentares na instituição do projeto. “A Procuradoria da Mulher é um Órgão do Legislativo que atua na defesa e promoção dos Direitos Femininos, por meio da elaboração de políticas públicas e de campanhas de combate à violência contra a mulher e de igualdade de gênero”, explicou a vereadora.

Além de zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara, a procuradoria também poderá receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra as mulheres. A proposta ainda prevê que a procuradoria fiscalize programas do governo municipal relacionadas ao assunto, além da promoção da igualdade de gênero, com a elaboração de campanhas, pesquisas e palestras. Por meio da procuradoria, a Câmara de Vereadores poderá, a partir de agora, acionar as autoridades competentes, até mesmo as polícias Militar e Civil para dar andamento nas denuncias.

Evento: Posse da Procuradoria da Mulher de Piên

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Piên