Servidoras esclarecem sobre turmas multisseriadas

Publicado em: 23/03/2023 16:18

Servidoras esclarecem sobre turmas multisseriadas

Leonice Zimmer, da Secretaria Municipal de Educação apresentou números a respeito do desempenho dos alunos

A sessão da Câmara de Vereadores desta semana recebeu a visita da diretora da escola Etelvina Pacheco (Campo Novo), Claudiana Lang, e da servidora da Secretaria Municipal de Educação, Leonice Zimmer. Elas se inscreveram para usar a Tribuna do Poder Legislativo pienense, para explanar maiores informações a respeito das turmas multisseriadas.

Ocorre que na sessão da semana anterior, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira fez alguns questionamentos com relação a tais turmas, como ocorre na escola Etelvina Pacheco, em nome de algumas mães de alunos que residem na comunidade de Campo Novo. “Acredito que na reunião anterior, os comentários feitos se basearam em dados empíricos. Então hoje trago a vocês dados científicos concretos das nossas turmas multisséries. É um grande desafio, mas, nossos alunos não deixam a desejar em nada, a qualidade de ensino é igual de turma regular”, garantiu Leonice.

Leonice e Claudiana usaram a Tribuna da Câmara de Veradores na sessão desta semana

Os dados em questão, apresentados por Leonice, referem-se ao desempenho dos alunos da rede municipal de ensino, na aplicação da Prova Paraná. “Ela é uma avaliação externa feita pelo Estado com os alunos do 5º ano. Temos um cenário bem específico de como nossos alunos estão se saindo. Como vocês podem ver, a escola Etelvina Pacheco não está em nada deixando a desejar, pois há um certo equilíbrio com relação as demais escolas”, elencou Leonice, mostrando os gráficos em uma apresentação.

As informações mostradas aos vereadores apontam que os alunos das turmas multisseriadas da escola Etelvina Pacheco acompanham a evolução das demais instituições de ensino com turmas regulares, além disso, mostra que os alunos estão em uma evolução com relação as notas das avaliações. “Me orgulha muito mostrar que eles estão nesta crescente, que os alunos estão evoluindo”, enfatizou ressaltando que a Secretaria de Educação está à disposição de todos os parlamentares.

Sobre obras

A diretora da escola, Claudiana Lang, ressaltou que as turmas multisseriadas são necessária na referida escola, tendo em vista que algumas turmas têm apenas 5 alunos. Defendendo a modalidade de ensino e, inclusive, lembrando que um dos atuais vereadores, Joelcio Buba, frequentou a escola em questão na mesma modalidade de ensino, Claudiana também prestou maiores informações a respeito das obras que vêm ocorrendo na escola.

Claudiana salientou que a escola Etelvina Pacheco, está sendo a última escola municipal a passar por reformas na atual administração. “A reforma começou em dezembro, com a cobertura. Foi trocado todo telhado. Em janeiro, estava previsto para ocorrer a reforma das portas, janelas e da parte elétrica, porém, ela não ocorreu porque não seria concluída em tempo hábil. Algumas reformas já tinham sido iniciadas em outras escolas e não tinham finalizado essas reformas”, explicou.

Segundo a diretora, a fim de evitar que os alunos tivessem que ser transferidos para outras escolas distantes da comunidade, optou-se em preparar um espaço no Centro Catequético de Campo Novo, onde os alunos estão frequentando as aulas, até que a reforma esteja concluída. “Inclusive, é um local que oferece até melhores condições do que a escola. A reforma na escola será concluída no final da próxima semana”, disse a diretora enfatizando que a reforma era uma demanda antiga que muito vinha sendo cobrada. “Só que, infelizmente, só nesse momento que conseguimos”, acrescentou.

Agradecimento

Seandra agradeceu a presença de Leonice e Claudiana, elencando que entende ser muito importante haver tais diálogos e debates. “Achei muito legal vocês trazerem esses dados, pois isso traz uma clareza”, disse a vereadora, que fez questão de deixar claro que os comentários foram feitos a pedido de algumas mães. “Os comentários surgem. Já fiz um encontro em Campo Novo, do Vereadora na Comunidade, e uma questão que foi levantada foi a respeito das turmas multisseriadas, isso foi muito recorrente”, completou.

A vereadora ainda enalteceu que nenhum vereador tinha conhecimento dos números que fora apresentado na sessão, reforçando que em nenhum momento, ela quis ofender os professores da rede municipal de ensino, que na visão dela estão cumprindo com seu papel. “Talvez o que  as mães queriam entender em casa, é que seus filhos estão aprendendo. Jamais foi minha intenção aqui ofender algum professor”, reforçou.

O que são turmas multisseriadas

As turmas multisseriadas são turmas constituídas por alunos de séris diferentes e de idades diferentes que dividem a mesma sale e o mesmo professor. Esta modalidade de ensino é mais comum em zonas rurais, como é o caso de Campo Novo. Em Piên, além da escola Etelvina Pacheco, também existem turmas multisseriadas na escola Frei Demétrio, em Campina dos Maia. Tais turmas são um desafio muito grande para os professores, porém, conforme apontam os dados apresentados na sessão desta semana, tal modalidade não esta causando prejuízos na qualidade de ensino.

Visita

O Presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, O Juma, elencou que coincidentemente, os vereadores agendaram para esta semana, uma visita na escola Etelvina Pacheco, a qual irá ocorrer na manhã desta sexta-feira. “Vamos estar visitando ao longo das próximas semanas diversos postos de saúde, escolas e empresas, e coincidentemente, havíamos agendado para começarmos nossas visitas pela comunidade de Campo Novo”, disse o presidente.