Parlamentar

Perfil do Parlamentar

  • Nome: Manoel Valdir Taborda
  • Telefone:(41) 989021059
  • E-mail: [email protected]
  • Ano do Mandato: 2021
  • Cargo: 1º Secretário
  • BIOGRAFIA

    O vereador Valdir Taborda, natural de Piên, está atualmente em seu terceiro mandato como vereador. Ele entrou para política pienense pela primeira vez em 1988, quando foi eleito vereador pela primeira vez pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sigla partidária na qual Valdir está filiado até os dias atuais.

    Além de vereador Valdir é comerciante em Piên. Além disso, Valdir integra uma família com muito prestigio na política pienense, isso porque ele é sobrinho de Joaquim Taborda, que também já foi vereador em Piên, e de Arthur Taborda, que foi vice-prefeito do município. Valdir ainda tem um de seus irmãos, Nelson Taborda, que também foi vereador em Piên. Valdir é pai de Élio Taborda, que foi vereador durante três mandatos em Piên (2009 a 2020).

    Valdir Taborda também já foi vice-prefeito do município, na gestão do prefeito Ney Ciupka. A gestão de Ney Ciupka e Valdir Taborda foi responsável por trazer antes do ano 2.000, a até então Tafisa Brasil S.A., hoje Arauco, que mudou a história de Piên. Em um de seus mandatos como vereador, Valdir Taborda chegou a presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piên. Atualmente, no âmbito do Poder Legislativo, Valdir exerce o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora. Na última eleição municipal, em 2020, Valdir Taborda se elegeu com a segunda maior votação para a eleição proporcional, angariando 309 votos.

    Comissões: O vereador Valdir Taborda preside e Comissão de Finanças e Orçamento e também Secretário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

 

 

Visualizar todas das proposições