Importância sobre regionalização dos atendimentos no hospital de Piên em debate na Câmara de Vereadores

Publicado em: 27/03/2023 10:14

O presidente da Câmara de Vereadores de Piên, Giomar da Rosa, o Juma, enalteceu na sessão da semana anterior, durante a Palavra Livre, a realização da Conferência Municipal da Saúde, que ocorreu recentemente no município. Ele aproveitou o momento para falar sobre o hospital de Piên, que mais de um ano após ter sido assumido pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, ainda busca e batalha pela regionalização dos atendimentos.

Juma elencou que na Conferência Municipal de Saúde muito foi falado sobre planejamento a longo prazo, além disso, foram apresentado os muitos desafios para a saúde pienense, sendo que a regionalização nos atendimento do hospital de Piên, Nossa Senhora das Graças, é um deles. “Semana passada estive em Curitiba, junto do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Batista, e o deputado federal Geraldo Mendes, onde estivemos na Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), onde o tema principal, foi sobre essa caminhada de nosso hospital”, disse.

O presidente elencou ainda que dias atrás, esteve realizando uma visita ao hospital. Ele lamentou o fato da excelente estrutura, com maternidade e dois centros cirúrgicos, além de 50 leitos de internação, que estão ociosos. “A intenção da reunião em Curitiba foi ao menos tentar acelerar a utilização dos leitos de longa permanência e as cirurgias eletivas, pois ter uma estrutura dessa ali e não utilizar é até um pecado. Temos muitos leitos de internação fechados, uma maternidade e dois centros cirúrgicos com as portas fechadas”, lamentou Juma.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, o município precisa agilizar a melhor utilização da estrutura do hospital de Piên. Neste contexto, ele lembro que, em média, 90 pacientes de Piên são transportados para a Grande Curitiba todos os dias, para serem atendidos em algumas especialidades médicas que não têm no município. “Se esse hospital tivesse funcionando do jeito que era para estar funcionando estaríamos economizando orçamento de nossa cidade. Além do mais, essas viagens não são fáceis para os motoristas da Prefeitura, que saem de madrugada e voltam a noite, até mesmo para os pacientes. Quero aproveitar para agradecer a recepção do diretor e demais funcionários do hospital”, elencou.

Reunião em Curitiba

Na última reunião, ocorrida na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, o presidente da Câmara, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Saúde e o deputado federal Geraldo Mendes, foram recebidos pelo Assessor de Gabinete, Silvio Sanches, que ouviu atentamente as reivindicações referentes ao hospital de Piên, pelo Coordenador de Obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Adilson Silva Lino e a Coordenadora de Contratos de Contratualização de Cuidados em Saúde, Raquel Castro. O Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Rogério Kuntz, também participou da reunião.  Durante longos minutos eles discutiram sobre as formas de viabilizar a regionalização dos atendimentos no hospital de Piên.

Comitiva pienense acompanhada do deputado federal Geraldo Mendes, esteve no SESA para cobrar apoio na regionalização dos atendimentos no hospital de Piên

Conforme foi explicado, a regionalização dos atendimentos no hospital de Piên depende dos municípios vizinhos. “São os prefeitos da região que têm que encaminhar os pacientes para que sejam atendidos no hospital de Piên”, explicaram os representantes do SESA-PR. “Sabemos que o hospital de Piên tem leitos que nunca foram utilizados. Eu estive em Piên junto com o Beto Preto e conheci de perto a estrutura. O Governo do Estado está ai para ser parceiro do hospital, pois temos interesse na descentralização dos atendimentos, mas não depende somente da gente”, comentou o Assessor de Gabinete.